Júlio Lopes
Empresário formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Administração Escolar e Marketing pela Faculdade de Ciências Públicas e Econômicas do Rio de Janeiro.
Deputado Federal por cinco mandatos, tendo sido indicado pelo DIAP durante 16 anos como um dos parlamentares mais influentes do país. Foi duas vezes presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara nos anos de 2005 e 2015.
Relatou em 2006 a Lei 11.445/2007, que estabeleceu o Marco Geral do Saneamento no Brasil. Foi o idealizador e relator da lei que criou a Identificação Civil Nacional, norma que deu origem ao Documento Nacional de Identidade (DNI). Autor da Lei 13.775/18, que regulamentou a emissão de duplicata sob a forma escritural, para circulação como efeito comercial, mediante o lançamento em sistema eletrônico.
Em 2007, Julio Lopes assumiu a Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro,
onde realizou ações históricas como a criação do Bilhete Único, o melhor programa de
transporte público da América Latina. Julio Lopes também atuou na implementação da Identidade Nacional Digital, lançada em fevereiro de 2022, instituindo o CPF como número único. Na 57ª legislatura, é vice-líder do Progressistas na Câmara dos Deputados. Membro titular da Comissão de Minas e Energia (CME) e suplente da Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDE), da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços (CICS) e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN).
Atualmente, é Presidente da Frente Parlamentar Mista da Tecnologia e Atividades
Nucleares – FPN, Frente Parlamentar em Defesa do Sistema de Modelagem da Informação da Construção (BIM) – FPBIM, da Frente Parlamentar do Setor de Serviços – FPS e da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Propriedade Intelectual e de Combate à Pirataria – FPI, Secretário-Geral da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo – FPBC, Presidente da Câmara Temática Aeroportuária da Frente Parlamentar de Logística – FRENLOGI, Vice-Presidente da Diretoria de Petróleo da Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia – FPRNE, Diretor Temático de Resiliência Urbana aos Desastres Ambientais na Frente Parlamentar Mista da Transição Climática Justa e Representante do Sudeste na Frente Parlamentar Mista da Saúde - FPMS. Julio Lopes também foi o relator do Grupo de Trabalho de Digitalização e Desburocratização. Ele é um grande expoente do tema e foi o responsável por pleitear a instalação do GT em prol de garantir simplificação para o cotidiano dos brasileiros. É o maior defensor do desenvolvimento da Energia Nuclear do Brasil e apresentou uma proposta para o Novo Programa Nuclear Brasileiro.