A ideia da Fiat é apostar em cores vibrantes inspiradas "no mar, na terra e no céu da Itália".
No vídeo promocional, gravado em Lerici, na Itália, a empresa fala da cor cinza espalhada pelo mundo e anuncia "mudança nas regras".
"De hoje em diante, chega de cinza", diz a mensagem sob a imagem de um carrro cinza, prestes a ser mergulhado num tanque de tinta laranja.
Em seguida, o carro sai do tanque completamente laranja, após o "banho de tinta".
E a mensagem da Fiat é clara: "A partir de junho a Fiat não produz mais carros cinza".
A Fiat anunciou investimento em dois tons de laranja, três de azul, dois de verde, um de vermelho e um rosa.
Com o anúncio até mesmo de carros rosa, a Fiat pretende fazer uma produção em escala de tonalidades que, até então, só eram lançadas pontualmente, como este modelito pink que teve edição limitada em 2010.
O primeiro carro a adotar essa nova diretriz é o SUV600e, um modelo elétrico lançado em julho. A cor laranja é uma das escolhidas pela empresa para a nova fase.
A Fiat avisou que a campanha se restringe à Europa. No Brasil, portanto, como em outros países da América, a cor cinza continuará disponível.
Basta dar uma olhada no trânsito para perceber, no Brasil, a predominância absoluta das cores neutras. E os números comprovam essa percepção.
Segundo o Ministério dos Transportes, existem, no Brasil,116,9 milhões de veículos. Do total, 21,2% são brancos; 18,9% são pretos; 16,8% são prata.
Em números absolutos, são 25,4 milhões de carros brancos; 22,6 milhões de pretos; 20,1 milhões de prata.
A única cor vibrante que ainda sobrevive nas ruas é o vermelho, que responde por 15,6% da frota, em quarto lugar.
Cores como azul, verde, bege e amarela são residuais; juntas, somam 17% do total.
Um cenário diferente dos anos 1980, quando havia mais variedade de cores, entre elas o azul. Era comum ver o popular Fusca, por exemplo, na cor azul claro, como nesta imagem da Avenida Paulista.
A Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) informou que, dos 5.570 municípios brasileiros, as cores neutras predominam em 95% deles. Em 2013, esse índice era de 69%, o que indica que as empresas abandonaram o colorido na fabricação dos carros.
Em 2.333 cidades, o branco é o dominante. Curiosamente, quando se faz o levantamento por cidade, o vermelho está em segundo lugar, sendo o preferido em 2.217 cidades.
A Senatran divulgou um mapa das cores que predominam em cada cidade do país e a imagem cria uma ilusão do domínio do vermelho porque essa cor prevalece em muitas cidades. Só que são municípios com menor população.
Um dos motivos para a predominância de cores neutras é o custo de produção mais alto do que em cores padrão.
A outra razão é que atualmente o maior cliente das montadoras são as locadoras de carros, que preferem cores neutras.
Quem curte a variedade de cores que existia nos veículos antigos e torce pelo retorno do colorido tem agora uma perspectiva. Quem sabe as mudanças chegam ao Brasil?