Harry é filho dos bruxos Tiago e Lílian Potter, mas nasceu pelas mãos da autora britânica J.K Rowling.
Harry tem como marca característica, além dos óculos, sua cicatriz em formato de raio, que ganhou durante o ataque de Voldemort contra sua família
O bruxo também era é um excelente jogador de quadribol, esporte praticado sobre vassouras.
A história de Harry é contada em 7 livros da autora J.K. Rowling, iniciando em Harry Potter e a Pedra Filosofal.
A saga de livros que conta sobre a vida do menino teve o primeiro longa-metragem exibido em 2001, baseado no livro de estreia "Harry Potter e a Pedra Filosofal".
A história do longa se baseia em Harry Potter (Daniel Radcliffe), um jovem que após resistir a um ataque mortal do vilão Lord Voldemort (Ralph Fiennes), no qual seus pais morrem, é deixado aos cuidados de seus tios.
Ao completar 11 anos, o menino é enviado para Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde sua trajetória como bruxo começa.
Todos os livros viraram filmes. O segundo ganhou as telas em 2002: "Harry Potter e a Câmara Secreta", que aborda o mistério de um perigo mortal que ronda a escola.
Em 2004, foi lançado "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban". Harry aparece dessa vez como um adolescente pronto para enfrentar um fugitivo.
"Harry Potter e o Cálice de Fogo" foi para as telas de cinema em 2005. A saga narrava as competições esportivas que aconteciam entre os bruxos.
Em 2007, "Harry Potter e a Ordem da Fênix" marcou um dos anos mais difíceis para Potter, quando ele poderia ser expulso de Hogwarts por usar magia fora da escola.
Em "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", lançado em 2009, ele está em seu sexto ano em Hogwarts e Lord Voldemort e os comensais voltam a atormentar o mundo dos bruxos.
Em 2010, estreia "Harry Potter e as Relíquias da Morte", primeira parte de uma história na qual o trio Harry, Rony e Hermione tenta destruir as horcruxes.
Logo em 2011, estreia a segunda parte de "Harry Potter e as Relíquias da Morte", o capítulo final dos filmes da franquia, no qual Harry batalha contra Voldemort.
Harry Potter ao longo dos livros e filmes sempre foi um garoto estudioso e repleto de amigos, porém o personagem também possuía mistérios.
O garoto sabia falar com cobras, algo que não era muito comum entre os bruxos, principalmente da sua idade.
O inglês Daniel Radcliffe, que ficou mundialmente famoso interpretando o bruxo, seguiu carreira no cinema em filmes como "Armas em Jogo", "A Selva" e "A Mulher de Preto".
J. K. Rowling escolheu trazer Harry à vida no mesmo dia de seu aniversário. Ela também nasceu em 31 de julho, mas em 1965.
Rowling e os produtores procuraram apenas atores britânicos para os personagens, como forma de respeitar cada detalhe dos livros.
Edimburgo, a capital da Escócia, serviu de inspiração para os livros.
Parte da criação de J.K.Rowling fluiu nas mesas de um café chamado The Elephant House, em Edimburgo. O local tornou-se ponto turístico.
Em "Harry Potter e a Pedra Filosofal", Harry, Hermione e Ron se unem na mesma casa: Gryffindor
Os nomes das casas de Hogwarts foram inventados de forma inusitada. A autora inventou os nomes das casas escrevendo na parte de trás de um saco de enjoo de um avião.
As casas são Gryffindor, Hufflepuff, Ravenclaw e Slytherin. No Brasil, as casas se chamam Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal e Sonserina.
Os Dementadores em Harry Potter são baseados na luta de J.K. Rowling contra a depressão após a morte de sua mãe.