A espécie é diferente porque nada na vertical, tem quase o tamanho de uma pessoa adulta, sem nadadeiras laterais, com escamas lisas e brilhosas, olhos grandes, podendo chegar a 3 metros.
No vídeo, postado no perfil do Instagram do mergulhador Wang Cheng-Ru, o grupo é visto se aproximando da criatura prateada e brilhante, enquanto ela nada perto da superfície.
Em outro ponto do vídeo, é possível ver o momento em que um dos mergulhadores estende a mão e toca no animal, que tinha aproximadamente 2 metros
A espécie foi confundida com o peixe-remo, que pertence à família Regalecidae.
Esse animal está ligado a uma lenda popular japonesa que o coloca como responsável por atrair tsunamis, terremotos ou ciclones. O peixe-remo é conhecido no país asiático como Ryugu no tsukai ("mensageiro do palácio do deus do mar"). Ele é chamado de Peixe do Fim do Mundo.
O mito ressurgiu em 2011, quando um peixe-remo foi avistado na costa do Japão pouco antes do desastre de Fukushima.
Para a crença popular, como a espécie habita em águas profundas e as ondas sísmicas são mais fortes em profundidades maiores, os peixes-remo seriam os primeiros a sentir tremores de um terremoto.
Porém, no Twitter, o biólogo Pedro Henrique Tunes desvendou o "mistério". Trata-se de um peixe-fita, do gênero Trachipterus.
As principais características da espécie são o corpo alongado e achatado lateralmente, com a parte inferior afinada e sem nadadeiras. Além disso, o peixe-fita tem olhos grandes, distantes da boca, escamas muito lisas que causam um efeito reflexivo.
O animal encontrado pelos mergulhadores ainda tinha buracos encontrados no corpo, que os especialistas acreditam que possam ter sido causados por mordidas de um tubarão, seu principal predador.
Segundo o biólogo, o peixe-remo também possui um corpo achatado e comprido, mas sua característica distintiva são as nadadeiras em formato de remo, localizadas na frente de seu corpo. Além disso, apresenta uma nadadeira vermelha em sua cabeça, o que o diferencia do peixe-fita.
Além disso, é conhecido por ser um dos peixes mais longos do mundo, podendo atingir comprimentos de até 11 metros.
Mistério resolvido! Parece que, pelo menos por enquanto, os moradores de Taiwan não precisam se preocupar com o presságio do "Peixe do Fim do Mundo"..