O novo ponto turístico ficará localizado em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro.
O projeto tem colaboração da prefeitura do município com a Unesco.
A previsão de conclusão das obras na Ilha de Boa Viagem é até o fim do mês de agosto.
O objetivo principal é transformar o local em um museu ao ar livre, proporcionando aos visitantes experiências interativas desde a entrada e oferecendo uma ampla gama de atrações.
O investimento total para a criação desse novo espaço cultural será de R$ 5,5 milhões.
O intuito é também utilizar o potencial turístico da ilha para sediar diversos tipos de eventos e exposições.
“A ideia é levar eventos e exposições para esse espaço que é uma joia da nossa cidade. O projeto vai aproveitar o potencial turístico, preservar as riquezas naturais e realçar o valor histórico e cultural da Ilha da Boa Viagem”, declarou o prefeito de Niterói, Axel Grael.
As obras na capela estão em estágio avançado, com apenas alguns detalhes pendentes, como a conclusão do piso, instalação da iluminação e pintura geral.
A capela foi erguida em 1650, com uma estrutura original no estilo colonial.
No entanto, ela foi destruída durante a invasão francesa de 1711 e reconstruída em 1780, agora seguindo um estilo neoclássico.
Ao lado da igreja, também está em andamento o reparo de um poço, que será transformado em uma cisterna, compartilhada para abastecer a igreja, o forte e o castelo, com água pluvial e potável.
"Mais uma opção de lazer e de conhecimento. Uma iniciativa como esta abre uma cadeia produtiva e de geração de emprego e renda”, explicou André Diniz, Secretário Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa.
Inicialmente, o fortim desempenhava o papel de apoio ao Forte do Gragoatá. Antes de começar as obras, o local encontrava-se em estado de ruína, então foi feita uma restauração.
Todo o conjunto arquitetônico e paisagístico da Ilha da Boa Viagem é considerado patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Fundado em 1573, Niterói é um município do estado do Rio de Janeiro que conta com uma população de aproximadamente 494 000 habitantes e uma área de 129,4 km².
A qualidade de vida no município está entre as mais elevadas do país, de acordo com os padrões da Organização das Nações Unidas.
Além da futura ilha museu, Niterói é lar de outros pontos turísticos famosos, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.
Além disso, o centro histórico abriga construções antigas, como o Teatro Municipal, a Catedral de São João Batista e a Fortaleza de Santa Cruz (foto).