De acordo com o portal “The Hollywood Reporter”, a decisão de antecipar o início da transmissão da premiação é uma estratégia para tentar manter a audiência alta até o encerramento da festa.
Em 2023, a cerimônia teve início às 17h no horário de Los Angeles, na Califórnia (local do evento) - 21h de Brasília.
Com a antecipação, o início do maior evento do cinema mundial será às 16h locais (20h de Brasília).
Dessa forma, a premiação terminará em horário nobre na costa leste dos Estados Unidos.
Devido ao fuso horário, os estados da costa leste norte-americana estão três horas à frente da Califórnia.
Como a entrega dos prêmios da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas costuma durar 3h30 e acontece em um domingo, a audiência tem apresentado queda importante na hora final.
O Oscar 2024 está marcado para acontecer no dia 10 de março de 2024, no Dolby Theatre, em Los Angeles.
Desde 2002 a cerimônia acontece no Dolby Theatre, uma casa de espetáculos localizada no Hollywood Boulevard.
A 96ª edição do Oscar será apresentada pela quarta vez Jimmy Kimmel, de 56 anos.O comediante já havia ocupado o posto em 2017, 2018 e 2022.
“Sempre sonhei em receber o Oscar exatamente quatro vezes”, brincou Kimmel ao comentar a notícia.
“Somos profundamente gratos a Jimmy, Molly (Mc Nearney, produtora executiva da transmissão) e suas equipes por sua incrível criatividade e parceria. E por embarcarem novamente nessa jornada conosco”, disse em comunicado à imprensa Bill Kramer, diretor executivo da Academia, e Janey Yang, presidente da organização.
Entre 2019 e 2021, a apresentação da cerimônia foi dividida entre várias personalidades, sem um anfitrião único.
Em 2021, por exemplo, astros como Harrison Ford, Brad Pitt e Reese Witherspoon assumiram a apresentação de parte das premiações.
Em 2023, o grande vencedor do Oscar foi o filme “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo”, que arrebatou sete estatuetas, incluindo melhor produção, direção e roteiro original.
Para 2024, alguns filmes já despontam como fortes candidatos. Entre eles, estão “Barbie” (Greta Gerwig), “Oppenheimer” (Chistopher Nolan), “Assassinos da Lua das Flores” (Martin Scorcese) e “Napoleão (Ridley Scott).
A Academia Brasileira de Cinema escolheu “Retratos Fantasmas” como representante do país por uma vaga ao Oscar.
O filme de Kleber Mendonça Filho (“Aquarius” e “Bacurau”) concorre a uma indicação para a categoria “Melhor Filme Estrangeiro”.
"Retratos Fantasmas” superou outros quatro pré-selecionados entre 28 filmes pela Academia Brasileira de Cinema. O longa está disponível em streaming no Netflix.
O anúncio dos indicados à premiação será feito no dia 23 de janeiro de 2024.