Criada pelo cartunista Maurício de Sousa, a personagem nasceu em 3 de março de 1963, em uma tirinha publicada no jornal Folha de São Paulo.
Na época, a personagem já aparecia com seu inseparável coelho, o Sansão.
Segundo Maurício, a personagem surgiu a partir de uma inspiração na própria filha, Mônica Sousa.
Ele contou que depois de levar um coelho para casa, começou a observar a interação da filha – que na época tinha apenas dois anos – com o bichinho. Surgiam ali os primeiros traços na cabeça do cartunista.
Em entrevista, Maurício também destacou as mudanças que a personagem sofreu ao longo dos anos, a começar pela aparência.
Mônica já teve mais cabelos e também já foi mais dentuça nos seus primeiros traços. A personagem também foi ganhando feições mais arredondadas, graças às técnicas de animação 3D.
Por atravessar gerações e ter sua importância na formação de crianças e adolescentes, Maurício de Sousa também fez questão de adaptar as histórias de acordo com seu tempo.
Um exemplo disso é o fato de que a personagem já não bate mais em ninguém com o coelho, algo que tinha se tornado uma marca na personalidade original de Mônica. Para o criador, algumas características do passado não cabem mais nos dias de hoje.
Outras mudanças vieram no surgimento de novos personagens, como é o caso de Milena, primeira personagem feminina negra da saga, que estreou em 2018.
Embora já existisse o desenho animado desde os anos 60, foi só em 1970 que a personagem ganhou seu tão conhecido protagonismo, quando estreou de fato em um gibi próprio, com o nome “Mônica e Sua Turma”.
Foi a partir dali que vários dos personagens mais populares da série passaram a compor juntos uma revista que viria a se tornar a “Turma da Mônica”.
Cebolinha, Magali, Cascão, Bidu e Franjinha são apenas alguns dos personagens que se tornaram um marco na cultura popular do Brasil.
Ainda hoje são impressos mais de 12 milhões de gibis da “Turma da Mônica” por ano!
O impacto cultural da personagem é tão grande que até hoje ela é capaz de fazer sucesso também em outras mídias, como cinema, TV, música e até games!
Depois de dezenas de desenhos animados, em 2019 foi lançado o primeiro filme “live action” (com atores reais) da saga, “Turma da Mônica: Laços”, baseado no quadrinho de mesmo nome.
O filme fez tanto sucesso que ganhou uma continuação, “Turma da Mônica: Lições”, lançado em 2021.
A Turma da Mônica também já esteve em diversas capas de CDs e LPs, com músicas-tema e outras canções surgidas a partir dos desenhos animados, propagandas e peças de teatro.
Nos games, também foram várias obras lançadas, principalmente nos anos 80 e 90. O jogo â??MÃŽnica no Castelo do Dragãoâ? (1991), por exemplo, já é considerado um clássico dos videogames.
O sucesso da “Turma da Mônica” também gerou parques temáticos e até lojas licenciadas. Em 1993, foi lançado o “Parque da Mônica”, no shopping Eldorado, em São Paulo.
O parque contava com diversos brinquedos relacionados ao universo da â??Turma da MÃŽnicaâ? e chegou a ganhar duas filiais, uma em Curitiba e outra no Rio de Janeiro. Até hoje a unidade de São Paulo perdura, com eventos temáticos e celebração de datas comemorativas!
Nos anos 1980 a série também ganhou algumas redes de lojas espalhadas pelo Brasil, que vendiam produtos licenciados dos personagens. Em 2013, a franquia foi retomada no formato e-commerce, na internet.
Nas redes sociais, Mônica também já gerou diversos memes conhecidos.
MaurÃcio de Sousa não pensa em parar de atualizar a personagem e já garantiu que pretende criar as versões adulta e idosa da MÃŽnica.
A personagem se tornou um sÃmbolo de inspiração para meninas com seu estilo e comportamento. MÃŽnica contribuiu para um legado que atravessou gerações e, ao que tudo indica, ainda terá muitos capÃtulos a percorrer daqui para frente.