Na Índia, uma inovação tem intensificado esse debate: apresentadores de notícias gerados por inteligência artificial (IA) agora conduzem programas em empresas de mídia locais.
Segundo a CNN, essa novidade surgiu pela primeira vez no paÃs em abril deste ano, no canal de notÃcias 'Aaj Tak', pertencente ao grupo 'India Today'.
O 'India Today' é uma das principais organizações de mídia da Índia.
Na ocasião, foi utilizado um chatbot chamado Sana, que ficou responsável por apresentar os notícias do dia.
Em outra região da Índia, a emissora de televisão 'Odisha TV' adotou uma abordagem semelhante e introduziu a apresentadora Lisa, também criada por inteligência artificial.
Ela está responsável por ler as principais notÃcias em Odia, o idioma local.
Lisa é retratada usando um sari (tipo de roupa tradicional para mulheres da Índia) e possui traços característicos de olhos e cabelos escuros.
Ela está sendo designada para apresentar as notícias tanto na televisão quanto nas plataformas digitais da empresa e chegou a ser aplaudida em um evento público.
Alguns espectadores desatentos podem até confundir Lisa com uma apresentadora humana.
Além disso, o chatbot possui uma voz robótica e monótona, não sendo capaz de transmitir a mesma entonação que os jornalistas humanos aplicam durante suas apresentações.
Apesar disso, o perfil do Twitter da 'Odisha TV' já apresenta o chatbot como parte de sua equipe.
Em algumas postagens, o chatbot é retratado sem o sari, com os cabelos soltos.
Apesar das limitações, o jornal 'South China Morning Post' (SCMP) sugere que Sana e Lisa podem desempenhar um papel importante no acesso às notícias na Índia, um país que possui mais de 20 idiomas oficiais diferentes.
Enquanto Lisa é capaz de se comunicar apenas em inglês e Odia, Sana possui a impressionante capacidade de interagir em 75 idiomas diferentes.
Tanto o 'India Today' quanto a 'Odisha TV' afirmaram que os jornalistas humanos devem ficar despreocupados porque os chatbots atuam apenas como complemento aos apresentadores e jornalistas reais, não devendo assumir seus lugares.
Após lerem as manchetes, as apresentadoras “artificiais” devolvem a palavra aos apresentadores, que conduzem os debates com os convidados.
Para essas empresas, os benefícios estão em elevar a eficiência da equipe, garantir uma cobertura ininterrupta 24 horas por dia e diversificar as línguas faladas.
Eles também alegam que, ao delegar tarefas banais e repetitivas aos chatbots, os jornalistas humanos têm a oportunidade de concentrar os esforços em um 'trabalho mais criativo'.
Por outro lado, pode surgir um sentimento de insatisfação devido à falta de profundidade nas histórias transmitidas, além da preocupação com a segurança do emprego desses profissionais.
A Índia não é o primeiro país a testar o uso de IA na apresentação de telejornais. Indonésia, Taiwan, Kuwait, Malásia e China também já estudam o modelo, em especial para programas de notícias diárias.