Foram apresentados dois possíveis cadáveres de alienígenas mumificados. O evento contou inclusive com a presença de autoridades locais e dos Estados Unidos.
A audiência também contou com a presença de diversos outros participantes, incluindo pilotos, controladores de tráfego aéreo, testemunhas oculares e astrônomos de instituições como Harvard.
Alega-se que esses corpos foram descobertos na cidade de Cusco, no Peru, em 2015, e que têm uma idade estimada de mais de mil anos.
Quem apresentou os “alienígenas” para o público foi o ufólogo Jaime Maussan, que já havia feito outras alegações controversas no passado.
Em 2017, por exemplo, ele afirmou ter encontrado cinco corpos de seres extraterrestres, que posteriormente foram provados serem de origem humana.
De acordo com Maussan, os dois corpos passaram por análises conduzidas por pesquisadores da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).
Durante esses estudos, os cientistas utilizaram uma técnica chamada “datação por radiocarbono” para examinar o DNA das múmias.
Após a comparação dessas amostras com o DNA humano, eles teriam observado que aproximadamente 30% do material genético presente nos cadáveres era de origem 'não identificada'.
No entanto, até o momento não houve uma conclusão oficial das investigações e não existem evidências concretas que confirmem a natureza extraterrestre das múmias.
O Instituto de Física da UNAM divulgou um comunicado admitindo que conduziu análises nos cadáveres em questão, porém, enfatizou que os resultados permanecem confidenciais.
Em um comunicado, o laboratório do Instituto esclareceu ainda que não assume qualquer responsabilidade pelo uso, interpretação ou possível distorção dos resultados fornecidos.
Especialistas e políticos de países como Japão, Argentina, França, Brasil e Peru também estiveram presentes no evento.
A reunião no Congresso do México ocorre em um contexto em que os Estados Unidos estão demonstrando um interesse crescente e mais sério em relação aos OVNIs.
Em julho de 2023, foram realizadas várias audiências públicas sobre o tema em Washington. Em uma delas, David Grusch, ex-agente de inteligência da Força Aérea americana, afirmou que o Pentágono possui restos de naves alienígenas guardados.
Grusch afirmou ainda que 'os seres humanos não estão sozinhos no universo' e sugeriu que as autoridades têm ocultado informações sobre esse assunto.
Em uma primeira reunião pública sobre o tema, realizada em maio, a NASA reforçou a necessidade de adotar abordagens científicas mais rigorosas para investigar a origem de centenas de Fenômenos Anômalos Não Identificados (Fani).
Um representante do Instituto Nacional de Acesso à Informação e Proteção de Dados Pessoais (Inai) revelou que, desde 2003 as autoridades mexicanas receberam mais de mil solicitações de informações relacionadas a esse assunto, feitas por cidadãos.
Na web, a exibição â??seresâ? provocou uma gama de reações, desde expressões de surpresa até piadas, muitas delas acompanhadas de imagens do personagem do filme â??E.T.â?.
No Twitter, teve quem dissesse que “acredita plenamente em tudo que Jaime Maussan diz”.
Um internauta criticou a decisão de trazer Jaime Maussan para a Câmara dos Deputados, alegando que isso demonstra um 'desrespeito à ciência por parte do país'.
Em meio a uma série de compartilhamentos do evento nas redes, alguns usuários foram ainda mais longe, sugerindo que Jaime Maussan deveria ser nomeado 'presidente das relações intergalácticas'.
O suposto “E.T.” também virou meme. Esse usuário comparou o “alienígena” com o “ET Bilu”.
Aliás, não foi só ele. Diversos internautas lembraram do clássico meme do 'Bilu'.
E esse aqui, que lembrou de uma situação típica dos churrascos brasileiros?