Economia

Grandes ideias em Publicidade que chamaram atenção


Por Flipar
Imagem de Photo Mix por Pixabay

O canal de Eliezer Tymniak no YouTube, focado em variedades, mostrou momentos em que a criatividade foi genial e causou um impacto significativo para os anunciantes.

Gerd Altmann por Pixabay

Veja as jogadas geniais de marketing que entraram na seleção.

Imagem de GraphicMama-team por Pixabay

1- Burger King - Lanchonete de fast food

Mike Mozart - Flickr

A empresa incentivou os clientes a pedirem um sanduíche Whopper quando estivessem dentro da concorrente MacDonald's.

Portal do Eliezer Tymniak

Quem fizesse isso pagaria apenas 1 centavo. pelo hambúrguer. A campanha foi feita quando o Burger King estava lançando um aplicativo de entrega

Portal do Eliezer Tymniak

Deu super certo. O app foi baixado mais de 1,5 milhão de vezes e as vendas pelo celular triplicaram. A empresa foi premiada no Festival Cannes de Publicidade.

Jarvin wikimedia commons

2- Mais uma jogada de marketing do Burger King. A empresa começou a curtir Tweets do ano de 2010 de grandes influenciadores.

Portal do Eliezer Tymniak

A ação chamou muito a atenção e os influenciadores começaram a questionar nas redes sociais por que a empresa de fast food estaria fazendo essas curtidas. Com isso, eles acabavam divulgando a marca.

Mike Mozart - Flickr

Até que o Burger King revelou a intenção dos likes. A empresa estava relançando uma batata frita em funil que existia em 2010. 'Algumas coisas de 2010 vale a pena revisitar com tweets antigos e as batatas fritas em funil'.

Portal do Eliezer Tymniak

3- Ford - Tradicional fabricante de veículos

Reprodução da logomarca

Ao lançar um modelo da pickup Rage Raptor, a empresa recebeu comentário homofóbico dizendo que a cor azul era 'muito gay'.

Portal do Eliezer Tymniak

Em resposta, a Ford aproveitou a celebração dos 25 anos do Orgulho Gay na Alemanha e lançou um modelo nas cores da bandeira do público LGBTQIA+ chamado VeryGayRaptor.

Portal do Eliezer Tymniak

4- TyC Sports - Empresa argentina de notícias de esporte.

=Reprodução da logomarca

A empresa fez uma campanha contra homofobia, em resposta às ações do governo da Rússia que se posicionava contra a união homoafetiva, durante a Copa do Mundo de 2018.

Portal do Eliezer Tymniak

A TyC Sports divulgou um comercial em que jogadores e torcedores se abraçavam para comemorar os gols. Esses lances de comemoração eram intercalados com a imagem do presidente da Rússia, Vladimir Putin, para provocar o contraste.

Portal do Eliezer Tymniak

5- Coca-Cola - Empresa mundial de refrigerante

Reprodução do site cocacolaep.com/au/news

A Coca-Cola fez uma campanha colocando nomes de pessoas nas latas. E o canal 'Porta dos Fundos' fez um vídeo criticando a falta de nomes diferentes.

Portal do Eliezer Tymniak

Para criticar a empresa, o Porta dos Fundos gravou um vídeo em que uma mulher chamada Kellen procura - e não acha - uma lata com seu nome.

Reprodução vídeo Porta dos Fundos

O Porta dos Fundos voltou a fazer gozação sobre a Coca-Cola na segunda etapa da campanha, quando satirizou a propaganda num vídeo em que o cliente percebe que, além do seu nome, a lata traz dados pessoais!

Reprodução vídeo Porta dos Fundos

A Coca-Cola, então, não perdeu tempo. Fez uma lata com o nome completo do ator Fábio Porchat e as informações: 'Já se vestiu de Globeleza, foi dublador de boneco de neve e hoje é especialista em curadoria de nomes para latas de refrigerante'.

Portal do Eliezer Tymniak

6- Nissan - Fabricante de veículos

Reprodução de vídeo YouTube Eliezer Tymniak

Em 2011, a empresa lançou uma campanha dizendo que seu novo modelo de Pickup Frontier tinha 172 cavalos e os concorrentes tinham apenas pôneis.

Portal do Eliezer Tymniak

Lançaram, então, uma propaganda na TV mostrando um motorista que teria atolado usando um veículo concorrente.

Reprodução de vídeo da propaganda

Quando ele abre o capô, percebe que há um monte de pôneis num carrossel. E eles cantam uma musiquinha chata. Viralizou.

Reprodução de vídeo da propaganda