Anualmente, o portal The Art Newspaper elabora um levantamento dos 100 museus mais populares do mundo. Na edição de 2022, como tem ocorrido nas últimas edições, o Louvre ocupou a primeira colocação de forma unânime.
De acordo com a instituição francesa, quase 8 milhões de pessoas visitaram o museu em 2022!
Embora o número tenha caído 20% em relação aos 9,6 milhões de visitantes em 2019, devido aos efeitos da pandemia, ainda assim representa um aumento de 173% em relação a 2021.
Em comparação ao segundo lugar, os Museus do Vaticano (foto), que registraram cerca de 5 milhões de visitantes, o Louvre recebeu 2,5 milhões a mais de pessoas. O terceiro lugar foi ocupado pelo Museu Britânico, em Londres, com pouco mais de 4 milhões de visitantes.
O Museu do Louvre é uma das instituições culturais mais renomadas do mundo. Localizado em Paris, na França, o museu ocupa um antigo palácio real e exibe uma vasta coleção de obras de arte e artefatos históricos.
Com mais de 38 mil objetos em exposição, o Museu do Louvre abrange desde artefatos antigos do Egito e da Mesopotâmia até obras-primas da arte europeia, como a Mona Lisa de Leonardo da Vinci e a Vênus de Milo.
A “Vênus de Milo” representa a deusa do amor e da beleza e foi descoberta na ilha grega de Milos, em 1820. É uma das esculturas mais famosas do mundo.
Entre as obras do Egito antigo, por exemplo, o museu abriga a famosa Esfinge de Tanis. É uma das maiores obras do Louvre e representa uma esfinge com a cabeça de um rei do Antigo Egito. A escultura foi originalmente encontrada no templo de Amun, em Tanis.
Outra obra importante é a “Vitória de Samotrácia”. Esta escultura de mármore representa a deusa grega da vitória e foi descoberta na ilha grega de Samotrácia, em 1863. É considerada uma das mais belas esculturas da Grécia antiga.
O “Casamento em Caná” é uma pintura de Paolo Veronese e representa o casamento bíblico em que Jesus realizou seu primeiro milagre transformando água em vinho.
“A Liberdade Guiando o Povo” é uma pintura de Eugène Delacroix que representa a personificação da liberdade liderando o povo francês durante a Revolução de 1830. A obra é considerada uma das mais importantes da arte francesa e um símbolo da liberdade e da democracia.
Além disso, o museu também possui uma vasta coleção de arte islâmica, asiática e africana.
O Museu do Louvre foi fundado em 1793 e já foi o palácio real dos reis franceses, antes de se tornar um museu público.
Durante a Revolução Francesa, o museu foi aberto ao público para exibir as obras confiscadas da nobreza.
A arquitetura do edifício é impressionante, com sua famosa Pirâmide de Vidro, construída em 1989, adicionando um elemento moderno ao entorno.
Com uma média de mais de 9 milhões de visitantes por ano, o Museu do Louvre não só é um destino turístico popular, mas também é um importante centro de pesquisa e educação para estudiosos e estudantes de arte de todo o mundo.
Um dos maiores museus do mundo, o Louvre tem uma área total de mais de 72.000 metros quadrados. Sua coleção é tão vasta que mesmo se você passasse apenas um minuto olhando para cada objeto em exposição, levaria mais de três meses para ver tudo!
Se você planeja visitar o museu, é uma boa ideia planejar com antecedência quais obras você gostaria de ver e em quais departamentos elas estão localizadas.
Além das obras de arte em exposição, o Louvre também abriga um laboratório de restauração, onde conservadores trabalham para preservar e proteger as peças do museu.
Além das obras de arte em exposição, o Museu do Louvre também possui um extenso jardim, conhecido como Jardins de Tuileries, que é um lugar popular para caminhadas e piqueniques.
O museu também é famoso por sua forte presença na cultura pop. Muitas cenas de filmes foram gravadas no local ao longo dos anos, incluindo 'O Código Da Vinci' (2006) e 'A Hora do Rush 3' (2007).