A lei existe há 19 anos. Ela está dentro da Resolução RDC 216/04, que criou ainda a Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação. A medida foi feita pela ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Apesar de proibida em restaurantes, a colher de pau, é claro, é permitida dentro de residências. Além da colher de pau, existem outros utensílios de madeira, como garfo, faca e socador.
A restrição se dá pelo fato das madeiras serem porosas, ou seja, elas conseguem absorver muita gordura e até restos de comida preparadas anteriormente. Assim, elas podem acumular microrganismos que fazem mal à saúde.
Por outro lado, há quem acredite que este material não prejudica a panela. Também quem ache que é mais fácil de limpar pois as sujeiras logo somem. No entanto, basta passar a mão para sentir a gordura na madeira.
Especialistas reforçam que a melhor forma de lavar as colheres de pau também é com água e sabão. Eles lembram, porém, que as madeiras têm facilidades de criar canais internos. Estes acumulam bactérias e fungos e também podem passar para os alimentos.
Deyan Dimitrov é um especialista em limpeza e CEO da Laundryheap. Em entrevista ao jornal 'Express.co.uk', ele falou mais sobre o processo de limpeza dos utensílios de cozinha.
“Na realidade, esse hack prejudica a vida útil da sua colher; em vez de prolongá-lo, ocorre o contrário por vários motivos. Quando a madeira é exposta a altas temperaturas e umidade, ela pode desfiar, deformar e eventualmente rachar”, comentou Dimitrov.
'O ciclo de limpeza de uma máquina de lavar louça expõe a madeira ao calor extremo. O bom e velho sabão e água farão maravilhas pelos seus utensílios de madeira', completou Deyan.
No Tik Tok, aliás, há um vídeo muito comum, onde ensina a fazer a limpeza, com água fervente e bicarbonato de sódio.
Quem defende os utensílios de madeira, também destaca que eles deixam a comida até mais saborosa. Por outro lado, as madeiras podem soltar pequenas farpas e as ingerirmos.
Outra vantagem das colheres de pau é que elas são resistentes à fervura. Esse é um excelente método para desinfetar. Já os plásticos podem derreter.
Os especialistas destacam ainda que as colheres de madeira têm uma baixa vida útil. Além dos utensílios de plástico, eles também recomendam material de silicone.
Estudos indicam que os utensílios de cozinha de madeira são usados no Brasil desde a época dos índios.
Portanto, ele hoje, é um elemento típico da cultura brasileira, mesmo com a restrição da ANVISA. A ANVISA, por sua vez, existe desde 1999. As agências reguladoras 'explodiram' no Brasil no governo FHC.
O objetivo principal delas é estimular a concorrência, mas de forma saudável, respeitando leis que não prejudiquem o cidadão. Os dirigentes das agências reguladoras são nomeados pelo Presidente depois de aprovação pelo Senado.
O atual presidente da ANVISA é o médico Antônio Barra Torres. Ele está na função desde novembro de 2020 e deve ficar lá até dezembro do ano que vem, mesmo tendo sido indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
ANATEL (telecomunicações), ANCINE (cinema), ANTT (transportes terrestres), ANAC (aviação civil) e ANEEL (energia elétrica) são outros exemplos de agências reguladoras.
E você, o que achou desta história?