O motivo? A ferramenta recusa de forma automática corridas que não sejam vantajosas para o motorista.
A Uber alega que essa prática traz transtornos aos passageiros, uma vez que dificulta e atrasa a confirmação da viagem.
A Uber ainda diz que o seu acordo com os motoristas não é respeitado. Segundo ela, o StopClub acessa detalhes sobre viagens e dados específicos dos usuários.
A empresa foi à Justiça e alega dois pontos para travar a batalha com a startup carioca.
1) cálculo de ganhos: ou seja, o motorista tem acesso ao valor que irá receber por quilômetro feito antes mesmo de aceitar a viagem.
2) Recusa automática: a plataforma rejeita viagens que estejam abaixo do valor mínimo esperado pelo motorista.
A Uber pede 100 mil reais de indenização por danos morais e que as funções sejam desativadas do aplicativo.
Conheça o StopClub - com capital social de 10 milhões de reais, obtidos com investidores, a startup começou a operar em 2017. Pedro Inada e Luiz Neves foram os idealizadores.
Inicialmente, a plataforma começou como chat com troca de dicas sobre corridas e ferramenta de gravação de vídeo durante as viagens, por motivo de segurança.
O boom da ferramenta, de fato, se deu após o cálculo dos ganhos da corrida, que começou em março deste ano.
O app da Uber mostra apenas o valor bruto e não detalha o tamanho da fatia que fica com a corrida realizada pelo motorista.
O sucesso entre os motoristas veio de forma instantânea. No início do ano, o StopClub tinha 87 mil usuários ativos. Atualmente, esse número passa dos 500 mil, com larga margem de adesão no Sudeste (54%), de acordo com informações da revista piauí.
Na sua defesa para a batalha com a Uber, o StopClub aleta que suas ferramentas estão baseadas em código-aberto, com interação com dados da Uber que são públicos.
A startup alega ainda que não está violando nenhum dado sensível da empresa e tampouco dos usuários.
A empresa brasileira ainda frisa que a dificuldade para obter corridas é um problema antigo da Uber.
A Uber tem amplo mercado no Brasil e no exterior. Criada em 2009, o aplicativo marca presença em setenta países.
A chegada ao Brasil aconteceu em 2014 e soma 1 milhão de motoristas cadastrados e 30 milhões de passageiros.
A batalha judicial continua longe do fim, com liminar favorável à Uber em agosto, mas o StopClub recorreu da decisão dias depois.
Outros concorrentes da Uber no Brasil são: 99 e InDrive.