Pois foi exatamente o que aconteceu com duas mulheres que sofreram um acidente de carro na Austrália.
O caso aconteceu em março deste ano e envolveu uma mãe, de 27 anos, e a filha, Lilli, que compartilhou a história no TikTok.O FLIPAR mostrou e republica para quem não viu.
Segundo elas relataram nas redes sociais, o telefone celular foi capaz de identificar que ambas estavam envolvidas em uma colisão com outro veículo e logo em seguida alertar os serviços de emergência.
O carro em que as duas estavam foi atingido na parte traseira por um veículo que andava a 70 km/h.
O impacto resultou em uma colisão em cadeia entre o carro delas e o veículo que estava à frente.
Com a força do choque, o iPhone 14 da mulher, que estava no suporte para copos do veículo, foi arremessado para a frente e colidiu com o painel.
Nesse momento, o dispositivo ativou a funcionalidade de “Detecção de Acidentes” e entrou em contato com os serviços de emergência do país.
Felizmente, mãe e filha não sofreram ferimentos graves e passam bem.
A jovem também revelou que a colisão resultou no travamento das portas do veículo, o que impossibilitou tanto ela quanto sua mãe de saírem do carro.
As duas permaneceram conscientes durante todo o impacto, o que permitiu que a filha alcançasse o telefone celular e mantivesse contato com os paramédicos.
“O telefone dizia ‘parece que você sofreu um acidente de carro, vamos alertar os serviços de emergência se você não responder em 20 segundos’ e, felizmente, minha mãe e eu estávamos conscientes e pude responder e continuar a chamada com os serviços de emergência”, contou a jovem.
Além disso, Lilli mencionou que começou a receber ligações de amigos próximos designados como 'contatos de emergência' logo após o acidente, pois o telefone também enviou mensagens com a sua localização para eles.
Após a notificação do celular, os paramédicos foram até a cena do acidente e todas as pessoas envolvidas na colisão foram transportadas para o hospital.
Mais tarde, a mulher compartilhou em seu perfil no TikTok uma explicação sobre como essa função a auxiliou.
A publicação acumulou mais de 40 mil visualizações na plataforma.
Os médicos suspeitam que a jovem possa ter sofrido lesões nos ligamentos do pescoço e ombro, mas felizmente ela se recuperou e está bem.
A Apple introduziu a funcionalidade de detecção de acidentes em iPhones em 2022, embora essa característica já estivesse disponível em modelos de Apple Watches desde 2019.
Essa ferramenta utiliza sensores como acelerômetro, barômetro, giroscópio e GPS dos dispositivos para identificar quando o usuário sofre um acidente.
Ao registrar a colisão, o recurso tem a capacidade de conectar o usuário aos serviços de emergência, sendo especialmente útil quando a pessoa está inconsciente ou incapaz de acessar o smartphone.
Quando um impacto significativo é detectado, o iPhone exibe uma notificação na tela para facilitar o contato com os paramédicos. Se o alerta não for cancelado, uma contagem regressiva de 20 segundos é iniciada.
Caso não haja resposta nesse período, a ligação de emergência é automaticamente realizada e uma mensagem de voz é reproduzida, informando as coordenadas do usuário e uma área de busca aproximada.
Essa funcionalidade já vem ativada como padrão no sistema, porém só está disponível nos modelos iPhone 14, iPhone 14 Pro, iPhone 14 Pro Max e nas versões do Apple Watch Series 8, SE (2ª geração) e Ultra.