A notícia, divulgada pelo portal Aeroin, mostra que o exame feito no comandante marcou 0,59 mg/l de álcool no seu sangue, índice seis vezes maior do que o permitido pela lei francesa.
O piloto afirmou à polícia que tinha tomado 'apenas' 2 taças de vinho na noite anterior. Ele foi levado para a delegacia.
As autoridades liberaram o comandante três dias depois, e ele recebeu multa de 4.500 euros.
Além disso, ficará 1 ano sem autorização para voar.
O voo sairia do aeroporto Charles de Gaulle, localizado em Paris, com destino para Washington.
Em outros países, a punição pode ser bem mais severa, como a perda do direito definitivo de pilotar.
Certa vez, na Escócia, um outro piloto foi preso pelo mesmo motivo. O comandante ia pilotar um avião com destino a Nova York, e se apresentou bêbado.
O ato também resultou no cancelamento do voo. O piloto da Delta Airlines foi preso por violar a Lei de Segurança Ferroviária e de Transporte (que inclui o transporte aéreo), e proíbe que funcionários trabalhem sob efeito de substâncias que prejudicam o seu rendimento. Especialmente quem tem funções estratégicas.
A lei considera que o consumo de álcool por membros da tripulação não deve passar de 20 miligramas por 100 mililitros de sangue. A pena é de até 2 anos de prisão.
Os passageiros já haviam embarcado. Por isso, a Delta teve de acomodá-los em outros voos e pediu desculpas pelo ocorrido.
Pilotos devem seguir regras rígidas para exercer corretamente a profissão, garantindo a segurança dos voos.
No Brasil, antes de cada decolagem, os profissionais revisam as condições metereológicas, o plano de voo e os documentos necessários para a viagem .
Um piloto também deve sempre estar em boas condições físicas e mentais para exercer sua função, além de estar em dia com exames médicos.
Um piloto também não deve ser portador de doenças como daltonismo, estrabismo e hipertensão intraocular. Tais enfermidades resultam na reprovação nos exames médicos exigidos pela ANAC.
Outros tipos de problemas de vista que podem ser resolvidos com óculos não causam veto para a profissão. .
Para ser um piloto, a pessoa deve ter no mínimo 18 anos e ensino médio completo. A formação de um piloto comercial leva em média dois anos com 150 horas de voos.
Segundo estimativas, um piloto gasta desde o início do aprendizado até a obtenção da licença comercial uma faixa de R$ 110 mil até R$ 160 mil.
Neste custo estão incluídos treinamentos, horas de voos, cursos teóricos, matérias didáticos, exames médicos e provas da Anac.