A Nestlé lançou a “mistura láctea condensada”, que leva soro de leite e amido, o que torna a produção mais barata. Já na versão tradicional e original vem escrito 'leite condensado' e o leite pode ser integral, desnatado ou semidesnatado.
Os consumidores reclamam que se confundem, pois os nomes e as embalagens são muito parecidas. Além disso, eles acham que a empresa deveria ter divulgado amplamente o novo produto para não causar dúvidas.
'Minha mãe caiu no golpe do leite moça barato e não era leite condensado era mistura láctea condensada, não achei que tinha como um brigadeiro ficar ruim', comentou uma internauta, no Twitter.
'Já não bastava o leite condensado semidesnatado que faz receita dar errado? Agora a Nestlé resolveu fazer um falso que é mistura de um monte de tralha, e o preço é quase o mesmo do leite condensado normal', criticou outro usuário, também nesta rede social.
A Nestlé se defende e diz que o novo produto é mais econômico com o objetivo de alcançar famílias mais pobres e que o tradicional leite condensado segue no mercado. Ela destaca ainda que há um pudim na nova embalagem.
'A empresa se preocupa em desenvolver produtos que atendam às suas diversas necessidades. O produto é uma alternativa com menor desembolso para as famílias que querem continuar preparando suas receitas sem abrir mão da segurança do resultado e da qualidade Nestlé.', destacou a empresa.
'Tem cor marsala e consta a identificação ‘mistura láctea condensada’. Além disso, é a única embalagem da linha que conta com a imagem de uma receita no painel frontal – o pudim, uma das receitas mais produzidas dentro dos lares brasileiros'.
Outra diferença perceptível é que na embalagem nova vem escrito 'Para toda família'. Ambos continuam com a imagem principal: uma mulher carregando um balde na cabeça.
Veja as diferenças entre os produtos. O que achou? Outras empresas também lançaram produtos mais baratos e de composição diferente, com embalagens parecidos. Virou uma febre.
Recentemente o McDonalds passou por críticas parecidas - embora num caso diferente - quando lançou um hambúrguer de picanha, mas que não leva a carne, que é cara e muito amada pelos brasileiros. A empresa americana de fast-food assumiu o erro e destacou:
A empresa informou que o sanduíche tem 'molho com aroma natural de picanha' e 'blend de cortes selecionados' com 100% de carne bovina.
Pouco depois, o McDonalds anunciou a retirada dos McPicanha das lojas. A empresa publicou: 'Foi mal, galera'. Muitos queriam outra solução: botar picanha no hambúrguer.
'É Picanha, mas não é, é leite condensado, mas não é. Paremos de comprar, não é item de 1ª necessidade e esses espertinhos que se virem.', reclamou um usuário do Twitter.
Quem também passou por críticas e mudou recentemente foi o Burger King, rival do McDonalds e que anunciou o 'Whopper Costela”, mas sem Costela. Desde o início de maio, o nome é 'Whopper Paleta Suína'.
'Transparência sempre foi palavra fundamental no BK (Burger King). Quando lançamos o Whopper Costela, anunciamos em nossas comunicações que ele é feito de carne de porco —paleta suína— e com sabor de costela, sem qualquer ingrediente artificial', disse a empresa, em nota oficial.
A Nestlé é uma empresa suíça e que foi fundada em 1866. No Brasil, chegou dez anos depois. Entre 2014 e 2016, foi considerada a maior do mundo no ramo alimentício. Ela tem cerca de 350 mil funcionários pelo mundo, é uma empresa de capital aberto e um faturamento anual de cerca de R$ 450 bilhões.
O leite condensado é feito basicamente com a remoção da água do leite. O líquido que sobra é adicionado com açúcar. É usado para fazer doces como brigadeiro, pudim, bolos, biscoitos, entre outros.
Recentemente, a Nestlé lançou um leite condensado vegano, ou seja, sem leite, já que este é um produto de origem animal. Ele leva mistura de aveia e farinha de arroz.
A Nestlé faz o leite condensado desde a década de 1920. É um produto que você pode fazer em casa ou comprar de outras marcas, como Italac, Piracanjuba, Elegê, Mococa, entre outras.