Chamadas oficialmente de Arquipélago de Colón, as ilhas Galápagos ficam no Oceano Pacífico, a cerca de 1.000 km da costa da América do Sul.
Uma das ilhas, Isabela, tem o formato de um cavalo marinho, vista do alto. Ela tem cinco vulcões com até 1.690 metros de altura.
O arquipélago tem dezenas de ilhas e rochedos de origem vulcânica, com uma biodiversidade tão excepcional que atraiu a atenção de cientistas. Entre eles, Charles Darwin.
Coincidentemente, o nascimento de Darwin também foi num dia 12 de fevereiro (em 1809). O naturalista, biólogo e geólogo britânico foi o grande estudioso da rica fauna das Ilhas Galápagos.
Para Darwin, o arquipélago era o principal laboratório vivo do mundo. E foi ali que seus estudos culminaram na Teoria da Evolução, baseada na seleção natural das espécies.
As Ilhas Galápagos são o habitat de várias espécies endêmicas (que só existem em determinada região). Veja algumas que encantam pesquisadores, moradores e visitantes.
Tartaruga gigante das Galápagos
É a maior espécie de tartaruga no planeta e o 10º réptil mais pesado do mundo. Pode chegar a 400 kg, com 1,80 metro de comprimento. E é um dos vertebrados que vivem por mais tempo: até 170 anos! A tartaruga é herbívora: come frutas, folhas e cactos.
Iguana marinha das Galápagos
Único lagarto do mundo com hábitos marinhos. Vive em áreas rochosas de beira-mar e come algas. Pode passar até uma hora debaixo da água.
Pinguim das Galápagos
Única espécie de pinguins encontrada no hemisfério norte. Tem 50 cm de altura e 2 kg, em média. Suas asas medem 23 cm e seu corpo é branco e preto com nuances azuladas. Fazem ninhos nas cavidades das rochas.
Leão-marinho das Galápagos
Também chamado de lobo marinho, faz a reprodução em local rochoso ou arenoso. Tem apenas um filhote por ano e não migra. Alimenta-se à noite, quando as presas se aproximam da superfície do mar. Gosta de peixe-pescador.
Cormorão das Galápagos
A espécie nativa das Galápagos é o único cormorão que não voa. Os músculos de voo são atrofiados. Esse cormorão é excelente nadador e busca suas presas no mar: peixes e enguias.
Falcão das Galápagos
É um dos falcões mais rápidos do mundo. Ultrapassa 320 km/h para capturar uma presa.
Fregata
O seu nome está relacionado ao hábito de assaltar outras aves marinhas, como as fragatas de guerra. Essa ave tem asas de um metro de comprimento e dois de envergadura. E uma cauda longa e bifurcada. A fregata é rápida no voo sobre o mar e se reproduz em penhascos.
Além destas, Galápagos tem muitas outras espécies. Só de tentilhões, Galápagos possui 13 espécies diferentes, exclusivas da região. Os tentilhões são pássaros granívoros (comem sementes de plantas ou grãos).
Há também muitas outras espécies que atraem os olhares dos curiosos e dos pesquisadores. E aqui está o singularíssimo atobá de patas azuis, que tem nas patas o grande afrodisíaco. Quando mais forte o azul, mais facilmente o macho atrai a fêmea. E ele até 'dança' no ritual.