A Samsung é uma dessas gigantes que possuem excelentes dispositivos 'vestíveis' para monitorar a saúde e o condicionamento físico, os quais estão entre os melhores do mercado nessa categoria.
Agora, a empresa sul-coreana pode ingressar em um novo campo com os 'anéis inteligentes', em novo dispositivo que se chamaria 'Galaxy Ring'.
O dispositivo pode até receber outro nome antes de ser lançado, pois a marca já registrou várias opções, incluindo 'Galaxy One', 'Galaxy Pulse' ou 'Galaxy Rhythm'.
A ideia por trás desses anéis inteligentes é complementar o monitoramento biométrico feito pelo smartphone, possivelmente dispensando a necessidade de um smartwatch.
A empresa responsável pelo desenvolvimento, a japonesa Meiko, é a mesma que fornece as placas de circuito para os smartphones Galaxy S23 da Samsung.
Ainda não há informações sobre a data de lançamento do anel inteligente da Samsung no mercado.
A falta de uma data se deve à complexidade e ao alto custo envolvidos na fabricação de um anel inteligente em comparação com smartwatches e pulseiras fitness.
Segundo a Samsung, o grande desafio é incorporar uma quantidade significativa de tecnologia em um espaço extremamente reduzido.
É esperado que o dispositivo ofereça todos os recursos de saúde e condicionamento físico já presentes em outros anéis inteligentes disponíveis no mercado.
Devido ao seu formato de anel, ele promete ser leve e confortável para ser usado por longos períodos, até mesmo durante o sono.
A Samsung já havia registrado uma patente de um “anel com sensores localizados em sua parte interna” em outubro de 2022, nos Estados Unidos e na Coreia do Sul, o que serviu para alimentar os rumores.
Mais recentemente, no início deste mês de julho, a Samsung registrou três marcas no Reino Unido: Circle, Index e Insight. Não se sabe se esses nomes estão relacionados ao anel inteligente ou a um possível óculos de realidade virtual.
Mas para quem está empolgado, é preciso ter paciência. Isso porque a marca sul-coreana ainda não iniciou o desenvolvimento do primeiro protótipo do anel inteligente.
Os planos futuros da Samsung irão depender do desempenho do primeiro protótipo, podendo seguir em frente ou serem alterados dependendo da avaliação do dispositivo.
Se o projeto for bem-sucedido, a Samsung alcançará um feito inédito ao ser a primeira grande marca mundial a introduzir um anel inteligente no mercado.
Além disso, já é esperado que o novo dispositivo da empresa tenha um preço elevado. Isso é comum quando se trata de tecnologias novas e desafiadoras de serem implementadas.
Um anel inteligente é um tipo de dispositivo “vestível” que permite o monitoramento da saúde do usuário e poderia ser usado como um anel comum.
O “Galaxy Ring” deve vir equipado com sensores essenciais que permitem rastrear diversas atividades, visando auxiliar os usuários a manterem uma boa forma física.
Espera-se que o anel inteligente conte com uma bateria que dure em torno de uma semana.
Semelhante ao anel da Samsung, já existe no mercado o “Oura Ring”, que é bastante semelhante e inclusive tem sido adotado por jogadores da Seleção Brasileira.
Vale lembrar que em março do ano passado, a Apple também patenteou um anel inteligente com recursos de ecolocalização.