Primeiro vem o encanto com a beleza do lugar, um dos mais badalados do Sudeste Asiático.
Mas, por outro lado, surge o espanto com o trânsito caótico da ilha.
Para os turistas, assim como para os moradores, as motocicletas são uma boa opção para encarar o nó do trânsito nas ruas.
Mas o governo indonésio anunciou a decisão de proibir o uso das famosas e populares scooters pelos turistas.
É que os acidentes têm sido muito frequentes e, quando envolvem visitantes , tornam tudo mais complicado.
Além disso, os estrangeiros cometem muitas irregularidades no trânsito, contrariando as normas vigentes.Os moradores
Com isso, os moradores têm reclamado do mau comportamento dos visitantes.
Muitos turistas dirigem sem roupas adequadas, sem capacete e até sem carteira de habilitação, fatores que aumentam ou tornam mais graves os acidentes.
O aluguel de motos em Bali é fácil, barato e muitas vezes irresponsável. Turistas contam que , mesmo sem habilitação e sem conhecerem plenamente o funcionamento da moto , eles conseguem alugar o veículo, recebendo explicações rápidas na hora da locação.
Outro é o abuso por parte da polícia local, que não tem boa fama entre os turistas. A ideia é que os turistas possam alugar somente carros e o controle de locação seja mais rigoroso, assim como a aplicação de multas.
Já os guias de turismo temem que uma proibição desestimule a visita à região, que tenta recuperar sua economia desde a reabertura da ilha aos visitantes internacionais, em outubro de 2021..
Bali é uma ilha e província da Indonésia, situada na extremidade ocidental do arquipélago das Pequenas Ilhas da Sonda, entre as ilhas de Java (a oeste) e de Lomboque (a leste).
Ocupa uma área de 5 636,7 km² e tem cerca de 4 2 milhões de habitantes
Além da beleza natural, Bali tem riqueza em diversas artes como a pintura, escultura, talha em madeira, outros tipos de artesanato e artes cênicas.
Bali também tem fala mundial pela religiosidade . 83,5% da população sao hindus. E há belos templos e monumentos deslumbrantes
A ilha de Bali tem diversos distritos. E um deles - Ubud - foi cenário do filme 'Comer, Rezar, Amar', estrelado por Julia Roberts.
É ali que a personagem de Julia Roberts aparece pedalando, à margem de grandes arrozais.
Os arrozais, por sinal, são um importante atrativo de Bali. Importantes economicamente para a Ásia, eles também se espalham por cenários belíssimos.
Os campos de arroz de Tegallalang ficam a apenas 15 minutos de Ubud. E as plantações do arroz se harmonizam com palmeiras numa imagem digna de cartão postal.
Além de integrar a alimentação tradicional em Bali, o arroz tem significado religioso. Seu cultivo harmoniza a ligação entre os deuses e o solo, na cultura da Indonésia.
Com ou sem motos, mesmo diante de um trânsito infernal, é um lugar belo, com uma atmosfera que vale a pena conhecer. Para quem pode ir até lá, boa viagem!