Brasil: 12 de outubro - Em 1924, o então presidente Arthur Bernardes sancionou decreto instituindo a data. Um ano antes, nesse mesmo dia, o Rio de Janeiro havia sediado o Congresso Sul-Americano da Criança, inspiração para a data. No entanto, até os anos 50 ela passou batida, sem feriado ou mobilização do comércio.
Em 1955, a fábrica de brinquedos Estrela e a Johnson & Johnson criaram promoção chamada 'A Semana do Bebê Robusto', estimulando pais a enviarem fotos dos filhos pequenos - entre 6 meses a 2 anos - para eleger o 'bebê Johnson do ano'.
A imagem do bebê eleito ia para páginas de jornais e revistas, além de os pais receberem uma premiação em dinheiro.
Com o tempo, a 'Semana do Bebê Robusto' transformou-se em 'Semana da Criança' e logo as empresas recuperaram o decreto de 1924 para fomentar a data como o dia para presentear as crianças. Dessa forma, a iniciativa comercial pegou!
Portugal: 1º junho - Nesse dia, no ano de 1925, ocorreu a Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança em Genebra, na Suíça. O evento inspirou a demarcação do festejo no calendário lusitano.
China, Eslovênia, Polônia, Angola e outros 39 países adotaram a mesma data que Portugal (1º de junho).
Estados Unidos: A data varia de estado para estado americano, sendo o mais usual comemorar-se no primeiro domingo de junho. O Havaí foi o primeiro a incluir o dia em seu calendário.
França, Reino Unidos, Suiça e Canadá: 20 de novembro - A Organização das Nações Unidas reconhece essa data como Dia Mundial da Criança.
Em 20 de novembro de 1959 foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança pela ONU, daí nasceu a inspiração.
Outros países, como Trinidad e Tobago e Finlândia, também adotaram o 20 de novembro.
Argentina e Chile - no segundo domingo de agosto o “Día del Niño” é celebrado nessas duas nações sul-americanas.
Austrália - última quarta-feira de outubro.
Alemanha: 20 de setembro ou 1º de junho, a depender da região.
Japão: 5 de maio - até a Segunda Guerra Mundial (1938-1945), a data mencionava exclusivamente os meninos, o “Tango no Sekku”. Na Constituição de 1948, a nomenclatura mudou-se para Kodomo no hi, incluindo as meninas.
No entanto, os japoneses simbolicamente ainda comemoram apenas os meninos em 5 de maio e as meninas são celebradas em 3 de março.
Países da África Central: 25 de dezembro - O Dia das Crianças coincide com o Natal em lugares como Chade, Camarões e República Democrática do Congo.
Paraguai: 16 de agosto - O 'Día del Niño' tem uma origem dolorosa. Ele foi adotado em memória das crianças mártires de Acosta Ñu, batalha da Guerra do Paraguai no Século XIX.
No conflito que colocou tropas de Brasil, Argentina e Uruguai unidas contra os paraguaios, a Batalha de Acosta Ñu teve crianças e adolescentes paraguaios no front. No Brasil, o confronto ficou conhecido como Batalha de Campo Grande.