Padroeira do Brasil
Em 1930, o Papa Pio XI definiu, no Catolicismo, a Nossa Senhora de Aparecida como Padroeira do Brasil.
Por que 12 de outubro?
Em 1953, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu o dia como sendo dedicado a Nossa Senhora de Aparecida por três motivos:
I- A chegada dos espanhóis ao continente americano, em 12 de outubro de 1492.
II- Porque três pescadores, em outubro de 1717, encontraram a imagem da Santa no rio Paraíba do Sul.
III- Por ser dia das crianças.
Como Dia de Nossa Senhora de Aparecida virou feriado
Em 30 de junho de 1980, o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Aparecida, no interior de São Paulo. Sua visita fez com que o então presidente, general João Batista Figueiredo, sancionasse a lei que declarava a data como feriado nacional. Na época, o Brasil vivia sob a ditadura militar.
A basílica de Aparecida é a maior Igreja Mariana do mundo, com capacidade de acolher de 30.000 a 45.000 pessoas em seu interior. A construção do santuário começou em 11 de novembro de 1955.
Em 1984, a CNBB declarou oficialmente a Nova Basílica de Aparecida como Santuário Nacional de Aparecida.
Na época festiva, Aparecida recebe milhões de devotos, sendo uma das mais importantes peregrinações do mundo. Em 2022, foram 8 milhões de fiéis.
Dia das Crianças não é feriado
Esse dia é mais antigo que o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Em 1924, Arthur Bernardes, presidente na época, oficializou a data, que originalmente se chamava 'dia de festa da criança'. Entretanto, vale destacar que o dia não é, por si só, um feriado. O feriado nacional é por Nossa Senhora.
A comemoração do Dia das Crianças começou em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto” e aumentar as vendas. Desde então a data registra grande movimentação no comércio infantil.
Aparecida do Norte é o nome da cidade onde fica a basílica. A cidade de 36 mil habitantes fica a 168 km da capital paulista.
O 'Norte' tem origem na instalação da ferrovia entre São Paulo e Rio de Janeiro, que passa pela cidade de Aparecida. Inicialmente, ela era chamada de Estrada de Ferro do Norte. A localização 'ao norte' da capital São Paulo também ajudou a reforçar esse nome.
O nome de Aparecida para a imagem da santa tem uma explicação lendária na região
Reza a lenda que pescadores encontraram a imagem da santa em 1917 e não conseguiram fisgar peixes. Quando puxaram a rede, veio a imagem da santa, só que sem cabeça. Então, eles jogaram a rede novamente e trouxeram a cabeça que faltava. O relato ainda conta que a partir desse momento as redes ficaram cheias de peixe.
Com a imagem limpa, os pescadores perceberam que era de Nossa Senhora da Conceição e a cor escura era por causa do contato com a lama do fundo do rio. A partir dali, a santa foi chamada de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que passou a ser devotada e depois seria consagrada padroeira do Brasil.