Antes, vale ressaltar que, depois do incidente envolvendo o ator Will Smith e o comediante Chris Rock no Oscar de 2022, a organização da Academia resolveu se precaver e criou um comitê de crise, algo incomum, para a 95ª edição do evento.
Outra novidade em 2023 foi a troca do tradicional tapete vermelho – presente desde 1961 – por um cor de champanhe. A intenção foi tentar dar mais destaque aos looks das estrelas.
Por falar em tapete vermelho -- ou melhor, champanhe --, foi nele que aconteceu uma das cenas mais marcantes dessa edição, quando um dos fotógrafos que cobria o evento levou um tombo e foi socorrido por ninguém menos que Lady Gaga! O momento viralizou nas redes!
Claro que diversos outros momentos especiais marcaram o evento. Confira os principais vencedores e os destaques da cerimônia!
Melhor animação - “Pinóquio por Guillermo del Toro”: O filme fez uma releitura emocionante do clássico da Disney e bateu outros favoritos como “Gato de Botas 2: O Último Pedido” e “Red: Crescer é uma Fera”.
Melhor ator coadjuvante - Ke Huy Quan, por “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”: O ator fez um dos discursos mais emocionantes da noite ao lembrar do tempo que viveu em um campo de refugiados, durante a Guerra do Vietnã.
Aliás, o ator protagonizou outro momento marcante ao comemorar junto com Harrison Ford. Os dois contracenaram juntos quando Huy Quan era apenas uma criança, no clássico “Indiana Jones e o Templo da Perdição”, de 1984.
Melhor atriz coadjuvante: Jamie Lee Curtis, por “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”: A atriz, que havia ficado marcada por seu papel na saga “Halloween”, subiu ao palco e fez questão de agradecer a todos que estiveram com ela durante todo esse tempo.
O anúncio da vitória de Jamie Lee Curtis gerou outro momento curioso. Os internautas logo notaram a decepção da atriz Angela Basset (“Pantera Negra: Wakanda Para Sempre'), que permaneceu sentada e sem aplaudir a colega. É... o Oscar também revela quem é quem...
Melhor documentário - “Navalny”: O filme conta a história do líder da oposição ao governo Putin, Alexey Navalny. O político e ativista, que chegou a sofrer uma tentativa de envenenamento em 2020, foi condenado a nove anos de prisão na Rússia.
Melhor figurino - “Pantera Negra: Wakanda Forever”: A entrega do prêmio foi outro momento emblemático da cerimônia. A figurinista Ruth E. Carter, que já havia vencido por “Pantera Negra” em 2019, se tornou a primeira mulher negra a ganhar dois Oscars na mesma categoria.
Melhor maquiagem e penteados - “A Baleia”: Para interpretar o personagem principal, o ator Brendan Fraser usou cerca de 130 quilos de próteses e chegava a passar por um processo de maquiagem de mais de 6 horas por dia!
Melhor filme internacional - “Nada de Novo no Front”: O filme de guerra alemão foi um dos grandes destaques da noite ao lado de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” e venceu em outras três categorias: Melhor design de produção, Melhor trilha sonora e Melhor fotografia.
Melhores efeitos visuais - “Avatar: O caminho da Água”: Deu a lógica nessa categoria. O novo filme do diretor James Cameron já havia impressionado o mundo em 2009 e dessa vez elevou ainda mais o patamar dos efeitos visuais!
Melhor roteiro original - “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”: Foi o terceiro prêmio da noite para o filme!
Melhor roteiro adaptado - “Entre Mulheres”: O filme conta a história de um grupo de mulheres que vive em uma comunidade cristã isolada nos EUA e luta para tornar aquele um lugar melhor.
Melhor música original - “Naatuu Naatu”, do filme “RRR”: Esse filme de ação indiano conquistou o mundo ao contar uma história dramática, com personagens cativantes e muita ação! E muitos números musicais marcantes!
Melhor ator - Brendan Fraser, por “A Baleia”: Esse foi um dos momentos mais aguardados da cerimônia. Fraser ficou conhecido por seu papel em “A Múmia”, passou por vários problemas de saúde e chegou a ficar sumido por anos, mas voltou triunfante!
Melhor atriz - Michelle Yeoh, por “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”: Foi mais um discurso marcante da 95ª edição do Oscar. A atriz fez história ao se tornar a primeira asiática a ganhar o prêmio da categoria!
Melhor filme - “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”: Não teve jeito, o filme queridinho da crítica e do público foi o grande vencedor da noite e venceu na categoria principal!
O filme saiu com sete estatuetas ao todo: além dos prêmios de Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor ator e atriz coadjuvante e Melhor Roteiro Original, o longa ainda venceu em Melhor Direção e Melhor Montagem!