Filmes e Séries

Noite das Bruxas: Detetive criado em 1916 é sucesso no cinema


Por Flipar
Divulgação Cinemark

Kenneth Brannagh faz o papel do detetive Hercule Poirot, que tenta solucionar mais um caso improvável, assim como nas produções anteriores Assassinato no Expresso Oriente (2017) e Morte no Nilo (2022), que também são obras de Christie.

Reprodução Cinemark

A Noite das Bruxas não é uma continuação das duas obras já citadas. Neste filme, Hercule Poirot precisará desvendar um assassinato após deixar sua aposentadoria.

Divulgação/Disney

Vivendo em Veneza, na Itália, Poirot participa de uma sessão espírita, após pedido de uma amiga, e tem que encarar os mistérios do passado dos participantes desse ritual para elucidar o crime.

Wolfgang pexels

Ao contrário do filme, o livro de mesmo nome se passa na Inglaterra e alguns personagens foram modificados para se encaixarem na nova obra.

Reprodução/ HarperCollins Brasil

Além de Kenneth Brannagh, o filme conta com um elenco de peso que inclui Tina Fey, Kelly Reilly , Jamie Dornan, Jude Hill, Camille Cottin e Michelle Yeoh.

Divulgação Disney

A Noite das Bruxas (Hallowe'en Party, em inglês) é um romance policial escrito por Agatha Christie e publicado em 1969, o livro apresenta Hercule Poirot investigando um assassinato que ocorre durante uma festa de Halloween em uma pequena cidade.

Reprodução Disney

Ao longo da trama, Poirot usa sua astúcia e habilidades para desvendar o mistério por trás dos assassiantos da obra. O livro é uma intrigante história, cheia de reviravoltas e surpresas.

Reprodução Disney

Outro filme que teve a brilhante participação de Brannagh, Morte no Nilo é um suspense lançado em 2022 também baseado no romance homônimo de Agatha Christie. O filme se passa em um cenário exótico e segue a investigação de um assassinato ocorrido durante um cruzeiro pelo rio Nilo.

Reprodução 20 Century Fox

Na trama, uma socialite contrata Hercule Poirot para acompanhá-la em sua viagem de lua de mel no Egito. No entanto, o que deveria ser uma viagem tranquila se torna uma teia de intrigas quando ela é assassinada a bordo do navio.

Reprodução 20 Century Fox

Ao longo do filme, Poirot entrevista os passageiros e coleta evidências, revelando os relacionamentos entrelaçados, ciúmes e ressentimentos que podem ter levado ao assassinato da socialite.

Reprodução 20 Century Fox

Já o livro Morte no Nilo é um dos mais adorados de Agatha Christie, de 1937, conhecida por suas reviravoltas inesperadas e personagens bem desenvolvidos. A ambientação exótica no Egito adiciona uma camada adicional de mistério e intriga à história.

Divulgação HarperCollins Brasil

O outro filme da série em que Poirot participa é Assassinato no Expresso Oriente. Lançado em 2017 ( o livro é de 1934), o suspense Dirigido se passa a bordo de um luxuoso trem que viaja de Istambul para Calais durante o inverno dos anos 30.

Reprodução 20 Century Fox

O filme é um quebra-cabeça complexo e tem Poirot mais uma vez tentando desvendar um crime. A história começa quando ele tenta retornar para a Inglaterra após resolver um caso no Oriente Médio. No entanto, sua viagem é interrompida quando um passageiro é assassinado durante a noite.

Reprodução 20 Century Fox

Com habilidades atuando e por trás das câmeras, Kenneth Branagh recebeu várias indicações ao Oscar e outros prêmios por suas performances em filmes como Henry V (1990), Frankenstein (1994), e Sete Dias com Marilyn (2011).

Melinda Seckington - Wikimédia Commons

Belfast (2021), Hamlet (1996), Oppenheimer (2023), Dunkirk (2017) e o segundo filme da saga Harry Potter são alguma sobras do norte-irlandês que nasceu em 10 de dezembro de 1960.

reprodução TNT

O ator ganhou destaque inicialmente no mundo do teatro, atuando em diversas produções da Royal Shakespeare Company e dirigindo adaptações de peças de William Shakespeare. No entanto, ele se tornou um nome famoso internacionalmente principalmente por sua carreira no cinema.

Instagram @kenneth_branagh_official

Autora das três obras onde Poirot se destaca, Agatha Christie escreveu mais de 80 romances policiais, de mistério e de suspense, além de peças de teatro e contos. Poirot apareceu pela 1ª vez em 1916 e hoje é sucesso com Kenneth Branagh no cinema.

Reprodução BBC

Mas Poirot não é o único detetive de destaque nos contos de Christie. Ela também criou Miss Marple, uma idosa solteirona que usa sua inteligência e observação aguçada para resolver crimes. A personagem de ficção esteve presente em 12 romances e em 20 contos policiais.

Reprodução Prime Video

Agatha Christie nasceu em 15 de setembro de 1890, em Torquay, Inglaterra, e morreu em 12 de janeiro de 1976. Ela é considerada uma das autoras mais bem-sucedidas de todos os tempos.

Franker wikimedia commons

Dona de mais de 80 obras, a britânica foi considerada a romancista mais bem sucedida da história, segundo o Guiness Book. Ela também é considera da a 'Rainha do Crime' por conta dos seus romances policiais.

Divulgação Amazon

Uma de suas grandes obras, O Assassinato de Roger Ackroyd (1926) é frequentemente citado como um dos maiores exemplos de obra sobre mistério e tem um final como uma das reviravoltas mais famosas na história.

Divulgação Edibol

Ela é autora de E Não Sobrou Nenhum (1939). Também conhecido como O Caso dos Dez Negrinhos, esse é um dos romances mais vendidos de todos os tempos.

Reprodução eBay