A IA está disponível em conversas comuns pelos aplicativos de mensagens.
LuzIA é gratuita e capaz de transcrever áudios, traduzir mensagens e até gerar imagens sob o comando específico do usuário.
A ferramenta já conta com mais de 4 milhões de usuários ativos em mais de 40 países e está disponível para interação em português, francês, espanhol e inglês.
LuzIA foi criada pelo engenheiro espanhol Álvaro Higes, que tem passagem pela Amazon e é professor na IE Business School, em Madri.
'Eu comecei a LuzIA por brincadeira. Quando viralizou, tive de migrar para uma infraestrutura mais estável e escalável', disse Higes, em entrevista à revista 'Época Negócios'.
Para usar a LuzIA, basta adicionar o número +55 (11) 97255-3036 na agenda do telefone e iniciar uma conversa comum com a chatbot através do aplicativo de mensagem de preferência (WhatsApp ou Telegram).
Também é possível acessar a ferramenta de Inteligência Artificial diretamente pelo site
Mesmo tendo uma comunicação mais 'orgânica', a personagem de olhos azuis e cabelos vermelhos não é a única IA que tem feito sucesso recentemente.
O mais emblemático é o 'ChatGPT'. Um programa criado pela empresa OpenAI, no fim de 2022, e que logo foi considerado um passo adiante no progresso da inteligência artificial.
O ChatGPT pode gerar conteúdo de forma bastante coerente e até consegue 'soar mais humano', o que despertou admiração de muitos e temor de outros tantos.
Basicamente, o ChatGPT é um robô virtual que responde perguntas variadas, realiza tarefas por escrito, conversa de maneira fluida e inclusive dá conselhos sobre problemas pessoais.
Apontado como uma possível 'ameaça' à hegemonia do Google como facilitador de informações na internet, o ChatGPT chegou a mais de 1 milhão de usuários apenas cinco dias após seu lançamento.
Em resposta ao ChatGPT, o Google lançou a sua própria Inteligência Artificial, chamada de 'Bard', e que logo caiu nas graças dos usuários.
Lançada em julho de 2023 no Brasil, a ferramenta é capaz de criar textos naturais, como se fossem escritos por humanos, e também permite criar listas, estruturar planilhas, agendar reuniões e muito mais.
De acordo com o Google, o Bard ainda está em fase experimental e com capacidade limitada. A IA está disponível apenas no navegador, mas é integrada a outros serviços da empresa, e promete aprimorar a experiência de assistência virtual para os usuários.
Segundo a Similarweb, mesmo de forma experimental, o Bard teve cerca de 142,6 milhões de acessos em maio. O ChatGPT teve algo em torno de 1,8 bilhão de acessos. O chatbot do Google pode ser acessado pelo celular ou computador.