1º - O Fasano ficou em primeiro. O hotel fica na Avenida Vieira Souto, na orla de Ipanema, há 15 anos. É o segundo prédio da rede Fasano, o primeiro fora de São Paulo. A localização foi citada como ponto-chave, já que tem vista para cartões postais como o Morro Dois Irmãos e o Arpoador.
Com 89 acomodações, o hotel tem uma espetacular piscina de borda infinita no 8º andar, com vista para o Cristo Redentor. Também é referência em gastronomia e arquitetura.
Isso porque o arquiteto e designer francês Philippe Starck fez o planejamento do edifício para reproduzir a atmosfera do período da Bossa Nova. Por isso, para reconstruir o ambiente daquela época, o seu mobiliário foi inspirado nas décadas de 50 e 60.
2º - O Monasterio, na cidade de Cusco, no Peru, está instalado dentro de um mosteiro do século 16 e é composto por mais de 120 acomodações. Alguns apartamentos têm oxigênio para combater efeitos da altitude. O pátio principal chama atenção por ser cercado de arcos históricos.
Há também um jardim deslumbrante repleto de flores. A capela do hotel, do século 16, é adornada por esculturas sacras e detalhes em ouro. Ali pode se jantar à luz de velas. O local ainda oferece tour de arte, aulas de culinária e de pisco sour (coquetel da gastronomia peruana).
3º - O hotel W Bogotá, da rede Marriott, na cidade de Bogotá, na Colômbia, caracteriza-se por combinar a arquitetura tradicional com a modernidade e o glamour. São 168 acomodações luxuosas.
O site do hotel frisa que a meta é “Redefinir o luxo na Colômbia por meio de um serviço autêntico e atencioso'. Ainda oferece salas de estar com música ao vivo, piscinas (normal e com hidroterapia), spa ultramoderno e sauna.
4º - A Casa Gangotena, em Quito, capital do Equador, foi construída no terreno que abrigava uma mansão familiar, de 1926, que pertenceu a uma das famílias mais ilustres e influentes da cidade. A sua arquitetura neoclássica foi reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco.
Os 31 quartos são grandes, bem iluminados e contam com charmosa decoração. No terraço, o hóspede pode beber um saboroso café local ou um coquetel, com vista para o cume coberto de neve do vulcão Cayambe, na Cordilheira dos Andes.
5º - Outro representante de Cusco, no Peru, o Palacio del Inka garante luxo nas suas 203 acomodações, decoradas com elementos coloniais e barrocos, tetos pintados à mão, além de pinturas da Escola de Cusco. Oxigênio e chá de coca podem ser fornecidos nas suítes para amenizar os efeitos da altitude.
A estrutura do espaço inclui um spa moderno e o restaurante Inti Raymi, instalado no interior do hotel, que reproduz a rica história do local em seu recinto. Ainda há um centro de negócios caso o hóspede precise resolver problemas no trabalho e salas para realização de eventos e reuniões.
6º - O hotel Miraflores Park, em Lima, no Peru, é composto por 89 acomodações. Possui uma atmosfera clássica e de muita elegância. O estabelecimento conta com uma das vistas mais bonitas da cidade, no bairro de Miraflores.
Assim, a sugestão é acompanhar o pôr-do-sol ou tomar o café da manhã admirando o Oceano Pacífico. Outro destaque do empreendimento é o Zest Spa, que oferece tratamentos exclusivos com ingredientes típicos da Amazônia peruana.
7º - O ‘JW Marriott El Convento’, na cidade de Cusco, no Peru, conta com 153 quartos. Seu ponto forte é a arquitetura ao preservar as características do antigo convento do século 16, que o antecedeu na propriedade. O pátio colonial e a piscina também são grandes atrativos do estabelecimento.
O espaço conquista os turistas pela beleza das acomodações confortáveis e cheias de charme, além de muito bem equipadas com um sistema que enriquece o oxigênio para aliviar desconfortos ocasionados pela altitude. Há também spa, e o restaurante Qespi, que figura entre os melhores da cidade.
8º - O Copacabana Palace tem como diferencial o seu aspecto histórico por ter sido uma testemunha da evolução do Rio de Janeiro, principalmente no bairro de Copacabana, onde está localizado. Ao todo, incluindo prédio principal e anexo, o prédio conta com 243 quartos divididos em suítes e apartamentos.
Suas principais qualidades são o luxo e sua grande área. Ainda oferece como atrativos: bar, piscina, spa e teatro. A vista para a praia de Copacabana é seu grande trunfo, e se torna bastante concorrida no 31 de dezembro para acompanhar umas das viradas mais famosas do país e do mundo.
9º - O Sofitel Santa Clara, na cidade de Cartagena, na Colômbia, dispõe de 150 quartos. As habitações contam com varandas privativas com vistas para o jardim ou para o extenso Caribe colombiano. Antes, era ocupado por um convento que foi construído no século XVII, mas depois foi desapropriado pelo governo.
Por ter sido construído em um local histórico da cidade, o hotel de luxo é classificado como ‘Sofitel Legend’, da rede Accor. Detalhe: existem apenas cinco no mundo. Seus pontos fortes são a piscina central, spa completo e o restaurante ‘1621’, em alusão à data de fundação do convento.
10º - O Bristol Panamá, na Cidade do Panamá, capital panamenha, oferece uma estadia sofisticada, com uma localização privilegiada no centro financeiro e comodidades luxuosas. Alguns exemplos são spa com serviço completo e vista panorâmica da cidade.
Além disso, o premiado hotel para não fumantes comemora e valoriza a arte e a rica história arquitetônica do Panamá. Ainda tem um restaurante com gastronomia típica da região. É possível relaxar após um longo dia na piscina ao ar livre.