Após as ferroadas, Felipe ficou com um forte inchaço no rosto. Ele é alérgico a esse tipo de animal.
“Quase perco meu olho numa aventura atrás de um pirarucu selvagem!!! Baita aventura numa pescaria em busca do gigante. Mas infelizmente fui abatido por várias ferroadas de cabas no olho, bem no meio da floresta”
Essa reação alérgica que Felipe sofreu é conhecida como ‘angiodema’ e se caracteriza exatamente pelo inchaço de regiões como os olhos e os lábios
Outros possíveis efeitos alérgicos relacionados às ferroadas de insetos são a hipotensão (queda de pressão), vômitos, rouquidão, dificuldade respiratória, desorientação, perda da consciência e a urticária – irritação na pele que é definida por lesões avermelhadas, inchadas e que provocam coceira
O grande risco relativo às picadas das vespas é a reação alérgica conhecida como anafilaxia ou choque anafilático, que consiste no agravamento dos efeitos já citados. Além de outros como pulso rápido, dor no estômago, parada cardíaca, pele pálida, fria e úmida
Normalmente, a anafilaxia aparece depois da segunda ferroada de insetos em pessoas que desenvolveram reações alérgicas quando picadas pela primeira vez ou até uma hora após o primeiro contato. No entanto, o choque anafilático pode surgir mesmo em quem nunca havia sido picado antes.
Confira agora outros animais que podem causar reação alérgica nas pessoas, seja por causa de picadas ou devido aos pelos.
ABELHA - A picada de abelha é dolorosa e, dependendo do caso, pode provocar reação e o efeito pode demorar a passar.
O problema é que esses “calombos' causam coceira e, ao coçar, o paciente pode provocar lesões na pele que levem a alguma infecção bacteriana
Quando a pessoa alérgica é picada por mosquitos pode ficar com manchas vermelhas que incomodam bastante. É preciso ter cuidado redobrado com crianças. Para quadros mais complexos, há tratamento com vacinas.
PULGA, CARRAPATO, BESOURO - Geralmente, causam as mesmas reações alérgicas dos casos mais brandos relacionados aos mosquitos
FORMIGA - Certas espécies podem causar graves reações alérgicas, sendo especialmente perigosas para idosos e crianças. A lava-pés, por exemplo, costuma fazer seus ninhos em gramados perto das casas e são bastante incômodas.
Após a picada da formiga, a pessoa têm queimação e coceira. Dependendo do número de picadas, se a pessoa for alérgica, os efeitos podem ser mais complexos, ocasionando coceira em todo o corpo, inchaço, necrose, dificuldade para respirar, coma e até mesmo morte
Com o objetivo de minimizar a dor, podem ser colocadas compressas frias e pomadas com corticoide. É necessário ressaltar que as pomadas só devem ser utilizadas com recomendação médica.
PERCEVEJO - Este animal é noturno. .Sua picada é indolor e não transmite doenças. Mas, se a pessoa for alérgica, pode ter problemas.
A principal consequência é a coceira intensa, com manchas vermelhas na pele. A reação pode demorar até dez dias para aparecer, o que dificulta o diagnóstico.
As crianças pequenas são mais sensíveis às picadas do percevejo e de outros insetos. No caso de predisposição a alergias, pode haver vermelhidão, inchaço e coceira no local. Desse modo, o ideal é procurar um pediatra para que ele oriente sobre o melhor tratamento.
CACHORRO - A alergia referente ao contato entre as pessoas e os cães ocorre devido à substância chamada alérgeno, uma proteína expelida pelo pet. Ela se encontra no pelo, saliva, urina, e até em partículas invisíveis a olho nu .
Alguns dos sintomas são coceira na garganta e no nariz, tosse seca, espirros, além de olhos vermelhos e irritados. Nos cenários mais graves pode acarretar o desenvolvimento de asma, doença que dificulta a respiração.
Quem tem alergia a pelos de cachorro, obviamente, não deve ter o animal em casa. Mas, mesmo para quem não sofre de alergia, é importante fazer limpeza frequente para retirada dos pelos do ambiente doméstico, pois as alergias podem surgir de um momento para outro, quando há um gatilho.
GATO - Mesma situação dos cachorros. Os pelos podem provocar alergia e, neste caso, é importante procurar o médico.
Outra orientação básica para quem tem cães ou gatos é a higienização das mãos e do rosto sempre que tiver contato direto com os animais.