Pensando em muita gente que não entende do que se trata e nem como funciona, o Flipar preparou um material especial para decifrar tudo sobre esse assunto!
As “Lives de NPC” são uma nova tendência no TikTok e estão gerando muito dinheiro para alguns criadores de conteúdo.
Primeiro, é importante entender que NPC, em inglês, significa 'Non Playable Character' ou 'Personagem Não Jogável'.
Esse termo é comum em jogos de videogame e refere-se aos personagens que estão no game, interagem com o jogador, mas não podem ser controlados.
Para entender melhor, é como se eles fossem os figurantes em um filme ou novela.
Dessa forma, esses personagens costumam repetir um conjunto de movimentos robóticos e falas que já foram definidos previamente.
Um filme recente que brinca com esse conceito é 'Jumanji: Próxima Fase', lançado em 2019.
As “Lives NPC” começaram na Ásia e chegaram ao TikTok como uma transmissão ao vivo em que alguém imita esses personagens de jogo, copiando suas falas e movimentos ao longo de quase toda a transmissão.
Na prática, os usuários ficam em um ciclo de ações repetitivas até que alguém que está assistindo envia um presente. Nesse momento, o “figurante” interage de alguma forma, seja com uma frase ou um gesto.
A possibilidade de ganhar dinheiro com essa nova moda acontece graças ao número de pessoas que os criadores desse tipo de conteúdo podem alcançar, bem como aos presentes e recompensas que os espectadores enviam.
Os valores começam a partir de apenas R$ 0,45. Segundo o The New York Times, alguns usuários já conseguiram ganhar até R$ 50 mil!
Um dos maiores exemplos de sucesso dessa modalidade de conteúdo vem da canadense Fedha Sinon, também conhecida como PinkyDoll.
Ela é uma das pioneiras das “Lives NPC” e já se tornou uma verdadeira celebridade na internet.
A jornada da jovem de 27 anos começou no início de 2023, quando ela decidiu entrar no TikTok para ganhar dinheiro.
Hoje em dia, PinkyDoll, que já foi stripper e até mesmo gerenciou uma empresa de limpeza, atrai milhares de espectadores em suas transmissões ao vivo.
Entre seus conteúdos, a jovem já repetiu o bordão 'sorvete tão bom' e já simulou até degustação de milho. Com isso, ela chega a faturar entre US$ 2 mil e US$ 3 mil por transmissão (cerca de R$ 10 mil a R$ 15 mil na cotação atual)!
Apesar dos lucros surpreendentes, os 'NPCs da vida real' não gozam de tanto prestígio assim entre todos os usuários.
Críticas às atuações extravagantes, à qualidade do conteúdo e aos apoiadores são frequentes nas redes sociais.
A controvérsia ficou ainda mais em evidência recentemente, quando o youtuber brasileiro Felca fez um vídeo ironizando o formato e começou a fazer paródias desses influenciadores em suas próprias transmissões ao vivo.
Um dos seus vídeos criticando as “Lives NPC” chegou a reunir 26 mil espectadores simultaneamente. O primeiro que publicou chegou a bater 2,7 milhões de visualizações em 8 dias!
A treta evoluiu e alguns streamers de NPC, como Nana e Karen Arara, já fizeram vídeos respondendo os conteúdos que criticam o formato. Alguns inclusive adotaram o bordão 'eu sou melhor que o Felca'.
Ainda é cedo para dizer se a nova moda veio para ficar. Alguns criadores já estão recebendo um comunicado do TikTok alertando para conteúdo 'repetitivo, não autêntico e degradante para induzir os espectadores a enviarem Presentes'.
Os alertas do TikTok, porém, não indicam que as transmissões serão interrompidas ou excluídas.
Até agora, as lives permanecerão acessíveis aos espectadores e seguidores dos criadores de NPCs, assim como os vídeos, que continuarão a gerar receita por meio das doações dos usuários.
Por enquanto, a mudança significa que o TikTok não vai mais mostrar as transmissões ao vivo de NPCs para outros usuários na aba 'Para Você', que é o feed de sugestões controlado pelo algoritmo.
A explicação da rede social é que os conteúdos de NPCs não estão de acordo com as regras da comunidade do TikTok e, portanto, não serão recomendados para a comunidade.