O programa 'A Fazenda' é sucesso de audiência para a emissora e é conhecida pelos barracos e polêmicas que os peões protagonizam, geralmente por nomes conhecidos do público (artista, influencer, atleta, etc...)
'A Fazenda' teve sua primeira edição em 2009 e é gravada em uma fazenda no interior de São Paulo. Celebridades realizam tarefas rurais enquanto convivem uns com os outros.
Mas 'A Fazenda' não é o único reality show que é sinônimo de sucesso na TV brasileira. Esse modelo de programa vem entretendo o telespectador desde o final dos anos 90.
No modelo que nós conhecemos, onde cãmeras mostram ações de participantes em busca de um prêmio, o 'Big Brother' foi o primeiro a estourar pelo mundo. O programa atraiu as atenções na Holanda, em 1999, até chegar ao Brasil, em 2002.
Vale um parênteses aqui. Antes do 'Big Brother' holandês, um programa sueco foi o início apra a receita do sucesso dos programas que viriam logo depois. Trata-se do 'Expedition Robinson', que se tornou modelo para o 'No Limite'.
Outro programa que inspirou 'No Limite' foi 'Survivor', dos Estados Unidos. A versão brasileira estreou em 2000 na TV Globo e foi o primeiro reality show brasileiro.
Os participantes competiam em desafios físicos e mentais de sobrevivência em uma ilha remota, para ganhar prêmios. O programa foi um grande sucesso e um dos quadros famosos deixava o público com estômago embrulhado. Os participantes comiam insetos, olhos de cabra entre outras peculiaridades.
Um ano antes da febre do 'Big Brother', Silvio Santos deu uma tacada de mestre e anunciou a 'Casa dos Artistas' no SBT. O programa fez grande sucesso e celebridades ficavam juntas em uma casa.
'Casa dos Artistas' foi um dos primeiros reality shows a misturar celebridades com o formato. Apesar da febre inicial, o programa perdeu fôlego após a Globo colocar o BBB no ar. Outra reclamação do telespectador foi por conta das constantes intervenções de Silvio Santos no curso do programa.
Após o sucesso da 'Casa dos Artistas', o SBT apostou, em 2002, em outro formato, o 'Ilha da Sedução, mas o reality não decolou. No programa, gravado na República Dominicana, casais eram separados e os relacionamentos eram colocados à prova.
Um dos realities que fazem sucesso é o 'MasterChef Brasil', transmitido pela Band. Este programa de culinária começou em 2014 e, no início, reunia aspirantes a chefs em uma competição de cozinha de alto nível.
Com o grande sucesso, o programa gerou várias temporadas e demais versões, como o 'MasterChef Profissionais' e o 'MasterChef Júnior'.
Um dos realities de maior sucesso é o 'De Férias com o Ex', que começou em 2016 e segue até hoje no canal MTV. Este reality coloca solteiros e solteiras em uma casa de praia, onde ex-namorados e namoradas aparecem de surpresa de dentro do mar.
O programa valoriza a relação entre os participantes que, muitas vezes, se torna conturbada com muitos conflitos e tumultos em festas e provas.
Entre todos os realities, o 'Big Brother Brasil' é o de maior sucesso e um dos mais duradouros da TV do país. O programa começou em 2002 na Globo sendo apresentado inicialmente por Pedro Bial e Marisa Orth.
A dinâmica não muda de outros programas conhecidos: os participantes são colocados em uma casa vigiada por câmeras 24 horas por dia, e o público vota para eliminar os concorrentes.
Ao longo dos anos, muitas mudanças foram feitas no programa, o que gerou inúmeras edições e se tornou um fenômeno cultural. Além disso, o 'BBB' é conhecido por gerar debates e discussões sobre temas sociais e comportamentais.
O 'Big Brother Brasil' chegou a perder fôlego há um tempo, mas teve seu sucesso renovado com o público por conta d euma mudança radical: a participação de celebridades dentro do programa.
Nomes como o surfista Pedro Scooby, os atores Arthur Aguiar e Babu Santana, a cantora Karol Conká e o lutador Cara de Sapato estiveram nas últimas edições e deram um novo gás ao 'Big Brother'.