Estilo de Vida

As melhores cidades do Brasil para os aposentados


Por Flipar
- Divulgação / Pref. São João da Boa Vista

Neste mês de fevereiro, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, divulgou uma pesquisa com as quatro melhores cidades para viver como aposentado. A lista também pode ser interessante para quem trabalha de home-office. 

Mario Roberto Duran Ortiz Mariordo - Wikimédia Commons

Coincidentemente ou não, todas as cidades estão no Sul ou Sudeste. Além disso, nenhuma delas é enorme, tanto territorialmente quanto na população

Wikimedia commons

Santa Catarina é um estado com uma curiosidade: a cidade mais populosa (Joinville) não é a capital (Florianópolis). Isso pode ajudar a explicar o fato de Floripa estar em quarto lugar. É uma cidade que consegue ter estrutura e serviços de cidade grande, mas com jeitão de interior.

Francisco Anzola - Flickr

Florianópolis tem cerca de 500 mil habitantes. A cidade tem praias lindas, outro diferencial para quem tem mais tempo para se divertir, como os aposentados. O município é majoritariamente constituído pela Ilha de Santa Catarina, o que dificulta o crescimento desordenado.

Wikimedia commons

Ela também é próxima do Paraná, do Rio Grande do Sul e de outras cidades turísticas do estado, como Balneário Camboriú, Blumenau, Itajaí, Penha e Bombinhas.

Wikimedia commons

A UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, coloca Florianópolis como uma das cidades 'mais criativas' do Brasil, muito por conta de sua diversidade culinária.

Wikimedia commons

O fato de ser praticamente uma ilha também contribui para manter a cidade relativamente segura, outro ponto de vantagem. Por outro lado, não está entre as cidades que mais geram empregos, mas um aposentado não liga muito para isso.

Werner Zotz - Flickr

Florianópolis também é uma cidade atraente para quem quer praticar ou apenas apreciar esportes. O local tem times tradicionais no futebol, além de sediar muitos eventos em outras modalidades.

Herr Stahlhoefer wikimedia commons

Niterói aparece em terceiro lugar. O centro da cidade fica apenas a 15 km do centro do Rio de Janeiro. As cidades ficam separadas por uma ponte. Outra forma de entrar é pelas barcas. Só há entrada por estrada para quem ousar dar a volta na baía de Guanabara ou se vier do Norte do estado. Veja no mapa!

Site Mapas do Rio de Janeiro

Tudo isso já deixa a cidade com uma aura diferente. Niterói tem cerca de 515 mil habitantes e é um dos municípios mais antigos do Brasil. Em novembro, ela completará 550 anos. Tem um dos maiores IDHs do país e uma das maiores médias de médicos por habitante. Tudo que um aposentado quer.

Wikimedia commons

Tem estrutura de cidade grande, muito por conta da proximidade com o Rio de Janeiro. Nikiti, como é carinhosa chamada, tem bairros pacatos e quase sem criminalidade, todos na Região Oceânica, que fica distante do Centro. Eles ainda têm praias maravilhosas e limpas. Tudo que um aposentado quer.

Wikimedia Commons

Niterói já foi retratada em algumas novelas e filmes, especialmente de Paulo Gustavo. Falecido em 2021, ele era niteroiense, morava na cidade e sempre falava com carinho dela. Hoje, é o nome da rua do comércio mais voltado para os ricos da cidade.

Ana Mercedes Gauna / Wikimedia commons

Por outro lado, Niterói tem problemas crônicos com engarrafamento, principalmente nos acessos à ponte, que tem carros de outras cidades como São Gonçalo, Itaboraí e Maricá. A criminalidade na Zona Norte é outro problema sério.

reprodução de TV

Niterói não tem tradição no futebol, mas tem muitos campeonatos de vela. Lá, a família Grael, muito importante no esporte, tem forte influência. O prefeito, aliás, também é da família. O Botafogo não joga no local, mas faz treinos lá, além de jogos da base.

Reprodução do site pulsarimages.com/foto/

A segunda posição é de outra capital no Sul: Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A cidade de 250 anos tem cerca de 1.5 milhão de habitantes. É uma cidade com alto custo de vida, mas um aposentado, com um bom 'pé-de-meia', pode superar isso

Felipe Valduga Wikimedia Commons

Por outro lado, Porto Alegre é rica em serviços e tem nisso uma das baes de sua economia. A capital gaúcha tem um dos maiores IDHs entre as capitais do Brasil. Curiosamente, Florianópolis é a que aparece em primeiro.

Wikimedia commons

Porto Alegre não é tão rica em belezas naturais, mas tem algumas praias e lugares muito arborizados. O Lago Guaíba é um importante polo turístico e econômico para o estado, recebendo famílias e produtos.

Wikimedia commons

No esporte, a cidade é uma referência em judô, com grandes clubes e atletas. O mesmo vale para a vela, esporte sem grandes impactos e que pode ser acessível para aposentados. No futebol, destaque para Grêmio e Inter. Tirando São Paulo, Porto Alegre é a única cidade do país com dois times campeões mundiais.

- Giulian Serafim / PMPA

Porto Alegre é próxima da Argentina, moeda onde o real está muito valorizado, e do Uruguai. Ela também é perto de muitas cidades turísticas ao Sul de Santa Catarina.

Wikimedia commons

Por outro lado, Porto Alegre vê crescer o índice de criminalidade. Por outro lado, é possível 'escapar' em condomínios com comércio e/ou serviços. A cidade tem ainda muitas opções na medicina, tanto pública quanto privada.

Camila Domingues/Palácio Piratini

A primeira posição, que tem um quê de surpresa, é de São João da Boa Vista. A cidade completará 200 anos em 2024 e tem cerca de apenas 90 mil habitantes, o que reforça um clima de interior e familiar.

- Divulgação / Pref. São João da Boa Vista

E, de fato, é no interior, mas de São Paulo. A cidade fica a 218 km da capital e a 70 km de Mogi Mirim. A cidade ainda tem limites com Minas Gerais. Assim, ela respira o dinheiro do estado mais rico do Brasil, além do clima ameno do interior.

- Divulgação / Pref. São João da Boa Vista

A economia da região é bem diversificada entre indústria, comércio e agricultura. Assim, é um local estabilizado, com boas opções de serviço, tudo o que um aposentado quer. Tem muita qualidade de vida, com um grande IDH.

- Divulgação / Pref. São João da Boa Vista

E você, o que achou? Ficou com vontade de morar nesses lugares?

Wikimedia commons