Segundo especialistas, a influência de superlua na altura da maré pode ter levado os tubarões para o raso na praia de Brasília Teimosa
A presença de tubarões no litoral de Pernambuco não é novidade. Mas, geralmente, eles ficam no mar, não nas piscinas formadas pelo avanço da água.
O risco de tubarões é tão grande que as praias do Grande Recife recebem bandeiras flutuantes que alertam para o perigo. O Corpo de Bombeiros tenta conscientizar as pessoas para que não entrem na água.
Entretanto, muita gente teima em se arriscar. Após sucessivos ataque de tubarões na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, os guarda-vidas ainda cortam um dobrado para fiscalizar e retirar banhistas.
Imagens impressionantes gravadas no dia 21 de abril mostraram os salva-vidas retirando 25 pessoas da água, em plena área de risco.
Placas e faixas alertam para o perigo de acidentes por causa da grande quantidade de tubarões naquela faixa do mar. Aviso não falta.
Recentemente, um homem chegou a ser detido por desacato porque reagiu à abordagem dos guarda-vidas e queria continuar na água. A justiça determinou que ele se apresentasse uma vez por mês ao tribunal para depoimentos sobre suas atividades.
Dois casos graves chamaram particularmente a atenção este ano. No dia 22/4, Claudemir Herculano, de 14 anos recebeu alta do Hospital da Restauração.
Ele tinha sido atacado no dia 5/3 por um tubarão na praia. Foi internado e teve uma perna amputada no hospital.
Mesmo após o caso de Claudemir, pessoas voltaram a entrar na água. E já no dia seguinte, em 6/3, foi a vez de uma jovem de 15 anos ser atacada. Ela perdeu um braço.
Além da Praia de Piedade, Pernambuco tem outras perigosas. Em 20/2, um rapaz foi atacado em Olinda, que fica a 26 km de Jaboatão dos Guararapes.
O surfista André Luiz Gomes da Silva, de 32 anos, foi atacado na Praia dos Milagres, no bairro do Varadouro.
Pessoas carregaram o rapaz pela areia, para colocá-lo em um local que permitisse os primeiros socorros.
Os médicos foram chamados com urgência e rapidamente começaram a tratar a vítima, que estava com ferimentos graves na perna.
André passou por cirurgia vascular e transfusão de sangue no Hospital da Restauração. Ele já teve alta.
Pernambuco já registra 77 incidentes envolvendo tubarões desde 1992.
A Praia da Boa Viagem, em Recife, também tem placa com aviso de perigo por causa de tubarões.
O tubarão é um dos animais mais temidos do mundo. Forte e veloz, ele pode confundir um ser humano com suas presas habituais.
Os ataques de tubarão, mesmo que não resultem em morte, podem ter consequências graves. Tanto que, nos últimos casos, o rapaz perdeu uma perna e a jovem ficou sem um braço.
Por isso, não vá - em hipótese alguma - a ambientes em que há relatos ou comprovação científica da presença de tubarões.
A maioria esmagadora das praias brasileiras não tem tubarões. Portanto, é fácil se precaver.