Notícias

Paraguai cobra do Brasil: quer objeto valioso de volta


Por Flipar
wikimedia commons Walter Bonifazi

Exemplo disso é que o Paraguai está pedindo para que o Brasil devolva alguns troféus de guerra que levou durante o conflito.

wikimedia commons Marcetw2

Um deles foi o canhão 'El Cristiano' (O Cristão). O armamento foi feito a partir do derretimento de sinos de igrejas paraguaias e é considerado um importante símbolo para o país.

wikimedia commons Rodrigo Padula

O armamento foi usado contra o Brasil na Batalha do Curupaiti, em 1866.

domínio público

Hoje, o canhão fica em destaque no pátio Epitácio Pessoa do Museu Histórico Nacional, localizado no Rio de Janeiro.

wikimedia commons Alessandra de Sant'Anna

É provável que esse não tenha sido o único objeto tomado pelo Brasil durante a guerra. Estima-se que cerca de 500 itens tenham sido levados das terras paraguaias.

wikimedia commons Walter Bonifazi

Destes objetos, 330 são bocas de fogo (foto), 94 são pavilhões nacionais e 17 são estandartes.

wikimedia commons Arsenal britânico

“Além de arquivos militares e de objetos pessoais do ditador paraguaio Solano Lopez (1827-1870) e de seus familiares”, acrescentou o jurista e cientista político Enrique Natalino, ao site de notícias Deutsche Welle.

domínio público

Os pedidos de devolução dos troféus de guerra partiram do presidente do Paraguai Santiago Peña, que tomou posse nesta terça-feira (15/08).

wikimedia commons Francarballopy

“Há equipamentos que foram tomados pelas forças brasileiras e que agora estão nos museus brasileiros. E isso pertenceu ao governo paraguaio”, frisou o líder.

reprodução record tv

O mandatário comunicou ainda que pretende conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para chegar a um acordo acerca da devolução dos troféus.

divulgação/Ricardo Stuckert/PR

A Guerra do Paraguai foi um conflito armado que ocorreu na América do Sul entre 1864 e 1870. O conflito envolveu o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta por Brasil, Argentina e Uruguai.

wikimedia commons NapoleónFranzIV

A guerra foi resultado de uma série de fatores, incluindo a expansão territorial do Paraguai, a rivalidade entre o Paraguai e o Brasil pelo controle do rio Paraná (foto), e a intervenção do Paraguai na Guerra Civil Uruguaia.

Chocofrito - Wikimédia Commons

O Paraguai, sob o governo de Solano López, liderava uma política expansionista e agressiva, que culminou na invasão do Brasil em dezembro de 1864.

domínio público

A aliança formada entre Brasil, Argentina e Uruguai tinha o objetivo declarado de conter as ambições expansionistas de Solano López.

wikimedia commons NapoleónFranzIV

O pretexto para a invasão foi uma disputa territorial na região da fronteira entre o Brasil e o Paraguai, conhecida como a 'Questão Christie'.

domínio público

A guerra teve um impacto devastador no Paraguai. A população do país foi reduzida de cerca de 500.000 para 200.000 pessoas, e a economia ficou em ruínas.

domínio público

A guerra também teve um impacto significativo na cultura do Paraguai, e ainda hoje o conflito é um tema de debate e controvérsia no país.

domínio público

Apesar do impacto maior ter sido no Paraguai, Brasil, Argentina e Uruguai também enfrentaram consequências significativas, como dívidas crescentes e instabilidade política.

wikimedia commons NapoleónFranzIV

A guerra terminou com a vitória da Tríplice Aliança. O Paraguai foi obrigado a ceder territórios para o Brasil e a Argentina, e a república paraguaia foi reorganizada.

wikimedia commons NapoleónFranzIV

A guerra também teve um impacto significativo na história da América do Sul, e contribuiu para a consolidação da soberania do Brasil na região.

Marcello Sokal por Pexels