Estilo de Vida

Os países mais “bêbados” do mundo e a posição do Brasil


Por Flipar
FreeclimbZurich - wiKimedia commons

O índice varia de 1,7 litro até 17,5 litros por pessoa, a cada ano, avançando entre a cor bege (menor volume) e azul marinho (maior) na escala de consumo.

reprodução Mochileiros.com

Veja quais são os países que têm a maior taxa de beberrões do planeta.

Traumrune wikimedia commons

1º) Bielorrússia (Europa) - Capital: Minsk - 9,5 milhões de habitantes.

Zedik wikimedia commons

A Bielorússia alcançou 17,5 litros de bebida alcoólica por pessoa/ano. Único país a ultrapassar a marca de 17 litros. A bebida mais comum na Bielorússia é a Vodka, que eles chamam de Garelka.

Trimmer56 wikimedia commons

2º) Moldávia (Europa) - Capital: Quixinau - 2,7 milhões de habitantes.

Pudelek - wikimedia commons

A Moldávia ficou com 16,8 litros de bebida alcoólica por pessoa/ano. Lá, gostam muito de Palinca, um conhaque de ameixas, maçã ou pera. No idioma, palit é 'queimar'. Ou seja, esquenta pra valer.

Morosanul wikimedia commons

3º) Rússia (Europa/Ásia) - Capital: Moscou - 145 milhões de habitantes

Michael Siebert por Pixabay

A Rússia ficou com 15,1 litros por pessoa/ano. A vodca russa - com alto teor alcoólico - é mundialmente conhecida, mas, além dela, outra bebida bastante consumida é a Kva, cerveja com pouco álcool, doce, feita de centeio fermentado.

- C Watts wikimedia commons

4º) Lituânia (Europa) - Capital: Vilnius - 2,8 milhões de habitantes

jacqueline macou por Pixabay

A Lituânia está em 4º lugar com 14,5 litros por pessoa/ano. Cresceu bastante (no ano 2000, eram 9 litros). Eles bebem destilados, cerveja e vinho. A Kvietine é uma vodca popular no país.

Divulgação

5º) Romênia (Europa) - Capital: Bucareste - 19 milhões de habitantes

Mihai Surdu por Pixabay

A Romênia registrou 14,4 litros por pessoa/ano. Lá consomem, principalmente, Afinatã (licor de mirtilo) e a Visinata (licor de cerejas). Às vezes, misturam com um destilado.

Reprodução Twitter

A Ucrânia também tem tradição em consumo de bebidas alcoólicas, mas agora vive uma situação atípica com a invasão da Rússia, que causou o esvaziamento de muitas cidades.

Cemil Degirmenci wikimedia commons

Veja outros países onde as bebidas alcoólicas fazem parte do dia a dia de muitas pessoas.

Lvova Anastasiya wikimedia commons

Andorra (Europa) - 78 mil habitantes. A maioria da população gosta de vinho. É a bebida mais consumida no país: 13,3 litros por pessoa/ano..

Imagem de congerdesign por Pixabay

Hungria (Europa) - 9,7 milhões de habitantes. Os húngaros gostam bastante de palinca, bebida de frutas bem comum na Região dos Cárpatos, muito produzida também na Romênia. Consumo de 13,3 litros de bebida alcoólica por pessoa/ano.

Palinca

Tchéquia (Europa) - 10,7 milhões de habitantes. A bebida mais comum no país é a Becherovka, que mistura diversas ervas com anis e canela. Teor alcoólico de 38%. No país, o consumo de bebida alcoólica é de 13 litros por pessoa/ano.

I, BrokenSphere wikimedia commons

Eslováquia (Europa_ - A Slivovica é a bebida eslovaca mais tradicional. Tem sabor de ameixa e teor entre 30 e 52% de álcool. A Tatratea também é outra bebida popular. O país consome 13 litros por pessoa/ano de bebidas alcoólicas.

Chris Capoccia wikimedia commons

Portugal - Na Terrinha também se bebe muito. O famoso Vinho do Porto é um must. E também é comum o consumo de Ginja, um licor de cereja. No país, o consumo de bebidas alcoólicas é de 12,9 litros por pessoa/ano.

Jorge Brazil wikimedia commons

O Brasil não fica nem entre os 50 que bebem mais. Apesar da popular cachaça e da cerveja, o Brasil ficou em 53º lugar no ranking dos beberrões.

Schermann wikimedia commons

Pelo visto, nos países mais beberrões do planeta, não vigora o lema 'beba com moderação'.

Amrutanshu wikimedia commons