Política

Entenda as diferenças entre emir, sheik, sultão e califa


Por Flipar
- Erin A. Kirk-Cuomo

O Qatar é governado pelo emir Tamim bin Hamad al-Thani (foto), que está no poder desde 2014, quando o pai dele, Hamad bin Khalifa Al-Thani, renunciou ao cargo. Hoje, o chefe do país está com 42 anos.

- Erin A. Kirk Cuomo

O termo emir vem do árabe Amir, que significa 'comandante' ou 'príncipe'. Na região, a expressão é usada para descrever um líder militar e/ou de um país. A grosso modo, é o rei da tradição muçulmana. Um muçulmano é quem pratica o islamismo.

Dep. Com. Pres. Ruanda

Uma curiosidade: os Emirados Árabes Unidos, país do Oriente Médio, tem esse nome por sete regiões que eram governadas por um emir. São elas: Abu Dhabi, Dubai, Xarja, Ajmã, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujeira.

Clker-Free-Vector-Images por Pixabay

Apesar de todas elas terem muitas autonomias, há um presidente: Maomé bin Zayed Al Nahyan. Hoje, porém, os sete emirados são governados por xeques, também chamados de xeiques ou sheiks.

- Imre Solt - Dubai Construction Update commons wikimedia

O termo xeque, curiosamente, é mais antigo que os próprios muçulmanos. Ele significa 'um homem venerável de mais de 50 anos de idade”. Ou seja, é uma denominação mais ligada às questões religiosas, embora hoje também seja política, como nos Emirados Árabes Unidos.

-Public Domain pxhere

Hoje em dia, o termo também pode ser usado para se referir a qualquer homem, por mais jovem que seja que tenha decorado todo o Alcorão, que é o livro sagrado dos muçulmanos, uma espécie de bíblia. A publicação tem cerca de 500 páginas. Para as mulheres, fala-se sheikha ou xeica.

Fernando Frazão / Agência Brasil

O termo vem do Século I. Com a morte de Maomé (foto), o maior líder religioso deles, o profeta Abu Bakr ganhou o título de califa, que em árabe significa sucessor. Maomé faleceu no ano de 632.

- Autor Desconhecido - Dominio Publico

O termo hoje tem uma abrangência bem maior e serve para designar o líder de uma comunidade muçulmana. Atualmente, a denominação está em desuso. O grupo terrorista Estado Islâmico, por exemplo, é um califado. Eles acreditam que tudo o que fazem tem um fundo religioso.

Badr al-Islam commons wikimedia

Há duas correntes do islamismo: os sunitas e o xiitas. Este último grupo é bem menor, mas mais radical. Eles, por exemplo, acreditam que só descendentes de Maomé possam ser califas.

Mostafameraji / Commons wikimedia

Sultão, em árabe, significa 'aquele que detém o poder'. Assim como as demais denominações, principalmente emir e califa, também é usado na política. Brunei e Omã, este também no Oriente Médio, são países governados por sultões.

Brasil Escola

A religião muçulmana nasceu com a morte de Maomé, ou seja, há mais ou menos 1500 anos. Além do principal profeta, os muçulmanos acreditam em outros dois: Jesus e Abraão. Este, porém, os arqueólogos nunca conseguiram provar a existência.

- Autor Desonhecido - Dominio Publico

O termo muçulmano, aliás, também vem do idioma árabe e deriva de 'muslim', que significa submisso. Um muçulmano, é, portanto um submisso dos três profetas, sendo Maomé o maior deles, e Deus, a quem chamam de Allah.

- Governo dos Estados Unidos Creative Commons

Maomé é uma figura tão importante para os muçulmanos que eles rezam, cinco vezes por dia, em direção a Meca. A cidade na Arábia Saudita é onde nasceu o profeta, por volta do ano de 571. Todo muçulmano adulto e sadio, aliás, tem que ir à cidade pelo menos uma vez na vida.

pxhere dominio publico

O islamismo é a segunda maior religião do mundo, com cerca de 1,8 milhão de adeptos, o que representa aproximadamente 25% da população mundial. O catolicismo, com 30%, é a maior.

pxhere Dominio Publico

Destes 1,8 milhão, cerca de 50% estão nos 15 países do Oriente Médio e do sul da Ásia. A outra metade está basicamente espalhada pelo resto da Ásia e pelo Norte da África.

- Pxhere - Creative Commons Dominio Publico

Na tradição muçulmana, as mulheres usam e valorizam muito o véu (hijab). Para elas, isso significa dignidade. Em alguns países, mais radicais, a homossexualidade é proibida.

commons wikimedia

Em todos, a poligamia é liberada,mas apenas homens podem ter mais de uma cônjuge. Aliás, o emir do Qatar tem três esposas: Jawaher bint Hamad bin Suhaim Al-Thani,  Anoud bint Mana Al Hajri e Noora bint Hathal Al Dosari. Ao todo, ele tem dez filhos. 

photo by U.S. Air Force Staff Sgt. Jette Carr)

No Qatar, assim como muitos países muçulmanos, as leis são muito duras quanto às bebidas alcoólicas. Por isso e por causa dos últimos tópicos apresentados, muita gente tentou boicotar a Copa.

Divulgação