Francisco José Mazza reagiu aos relatos das vítimas definindo mulheres como 'bicho da língua grande'.
'Quem acha que mulher é boazinha, estão (sic) tudo enganado, viu', afirmou o juiz durante a audiência.
'Eita bicho... Bicho de mão pesada, bicho da língua grande e que chuta as partes baixas é mulher', continuou.
Essas declarações foram dadas no dia 26 de julho durante o depoimento das mulheres.
O fato ocorreu em Juazeiro do Norte, cidade do sul cearense situada a quase 500 quilômetro da capital Fortaleza.
Dez mulheres acusam Cícero Valdizébio Pereira Agra de abusos sexuais durante consultas médicas, em 2021.
O juiz confrontou o relato de uma vítimas sobre ter sido tocada nas partes íntimas sem consentimento afirmando que era assediado quando trabalhava como professor.
'Tinha aluna que chegava esfregando a v... em mim – aqui não tem nenhuma criança, todo mundo é adulto –, e dizia: 'Professor, não sei o quê, não sei o quê...' Eu dizia: 'Minha filha, é o seguinte, quando eu deixar de ser seu professor, você faça isso comigo', declarou.
Em outro trecho da audiência, o juiz parece tentar suavizar ou corrigir as falas e argumenta que ao usar 'bicho' para se referir a mulheres está na verdade as exaltando: 'No sentido de que vocês são fortes'.
O advogado que representa as mulheres, Aécio Mota, considera que houve desrespeito e violação de prerrogativa por parte do juiz.
Em entrevista à TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, o advogado declarou ter acionado a OAB do estado requerendo providências contra o juiz.
'Quando um juiz faz comentários sobre o comportamento das mulheres na audiência, ele estava fazendo claramente um juízo de favor em desfavor da vítima, colocando uma justificativa para os abusos, colocando a vítima como culpada', declarou o advogado.
Em nota, o Tribunal de Justiça do Ceará declarou não ter recebido ainda 'reclamação disciplinar para apurar os fatos narrados'.
'Todas as denúncias ou reclamações relacionadas à atuação de juízes e submetidas à Corregedoria-Geral da Justiça são devidamente apuradas', diz o texto do tribunal.
A cidade de Juazeiro do Norte fica na região metropolitana do Cariri.
Terceira cidade mais populosa do Ceará, tem quase 300 mil habitantes.
Por ser a terra do santo popular Padre Cícero, costuma receber muitos fieis e turistas.