Foi no distrito de Santo Antônio do Rio Verde, no município de Catalão, no sudeste do estado. A cidade tem 113 mil habitantes, a 257 km da capital Goiânia.
Uma testemunha contou que o homem ganharia duas caixas de cerveja se tomasse o litro da cachaça. E um cliente do bar chegou a alertar que ele poderia morrer.
O caso foi registrado na delegacia como morte natural. E nenhuma investigação foi aberta porque não havia indícios de crime. Testemunhas viram que o homem agiu por vontade própria.
A cachaça é uma bebida de alto teor alcoólico ( de 38 a 48%) e que, portanto, deve ser consumida apenas em pequeno volume.
Casos de exagero para cumprir desafios têm chamado atenção nessa época em que as redes sociais divulgam os fatos instantaneamente.
Em 16 de maio deste ano, um streamer chinês chamado Sanqiange morreu depois de ingerir um grande volume de vodka enquanto fazia transmissão ao vivo no Tik Tok.
O influenciador de 34 anos participava de um desafio na versão chinesa da plataforma TikTok, onde indivíduos eram incentivados a beber muita bebida alcoólica em um curto período de tempo.
O vídeo logo tomou conta da internet, mas depois de uma série de denúncias, acabou sendo removido pela plataforma.
O desafio conhecido como 'PK' se espalhou pela plataforma Douyin – a versão chinesa do TikTok – e vários streamers chineses, incluindo Sanqiange, aderiram a essa prática.
No momento da transmissão, o streamer competia com outros dois influenciadores e a consequência da derrota era tomar uma bebida conhecida como “Baijiu”, também chamada de 'vodka chinesa'.
Chama a atenção o fato de que essa bebida possui um teor alcoólico significativamente elevado em comparação com outras bebidas similares, variando de 30% a 60%.
De acordo com amigos e familiares, o influenciador consumiu pelo menos quatro garrafas de Baijiu!
Desacordado, Sanqiange foi encontrado por um amigo algumas horas depois do término da transmissão ao vivo.
O streamer até recebeu socorro, mas, de acordo com informações da família, já estava sem vida.
O trecho da transmissão em que o influenciador consome a bebida se tornou viral na plataforma e muitas pessoas chegaram a compartilhar o vídeo após tomarem conhecimento do falecimento do rapaz.
O Douyin ressaltou que é proibido gravar vídeos consumindo bebidas alcoólicas durante transmissões ao vivo, podendo resultar na exclusão do usuário da plataforma.
Essa não foi a primeira vez que o streamer chinês fez isso. Ele já havia sido banido do Douyin anteriormente por gravar vídeos em que aparecia consumindo bebida alcoólica.
O Douyin foi lançado em 2016 e domina o mercado de aplicativos de vídeos curtos na China. Só no fim de 2022, já eram 730 milhões de usuários cadastrados.
Douyin e TikTok são essencialmente o mesmo aplicativo. O logotipo de ambas as ferramentas é o mesmo e elas até mesmo compartilham a mesma empresa-controladora, a ByteDance.
As duas plataformas já enfrentaram críticas de usuários, instituições e meios de comunicação. O Douyin, por exemplo, já foi criticado por material vulgar, enquanto o TikTok foi criticado por questões de privacidade e disseminação de desinformação.