Agência France-Presse
postado em 14/08/2014 17:09
Washington - Os Estados Unidos pediram nesta quinta-feira (14/8) que a Ucrânia tenha "cautela" para limitar as mortes de civis durante os combates contra os rebeldes pró-russos. "Ressaltamos a importância da cautela para reduzir o número de vítimas civis", dissea jornalistas a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf.[SAIBAMAIS]"Pedimos aos ucranianos que tomem todas as medidas necessárias para evitar atingir a população local em sua tentativa de libertar a cidade dos separatistas", acrescentou Harf, que pediu especificamente que não sejam usadas armas que possam apresentar maior risco aos civis.
Entretanto, a porta-voz reiterou que os Estados Unidos apoiam as autoridades ucranianas em seu combate contra a insurgência pró-russa e acusou os separatistas de atuarem deliberadamente em áreas civis.
"Apoiamos os ucranianos. Estão em uma batalha dura e achamos que o objetivo deve ser que estas cidades não fiquem sob o controle dos separatistas", considerou Harf. Violentos confrontos provocaram a morte de 74 civis nos últimos dias na região de Donetsk (leste), de acordo com as autoridades locais.