Diversão e Arte

Maestro Jorge Antunes celebra 70 anos com turnê pela Europa e pelo Oriente

postado em 28/09/2012 08:24

No começo dos anos 1990, o maestro Jorge Antunes passou uma temporada na Alemanha e outra em Israel, pesquisando sobre os últimos sete anos de vida da militante comunista de origem judaica Olga Benário, morta em campo de extermínio pelo regime nazista em 1942. ;Levantei um material riquíssimo, que ainda pretendo publicar em livro;, comenta ele. A pesquisa resultou na ópera Olga, que estreou no Theatro Municipal de São Paulo, em 2006, sendo assistida por milhares de pessoas e se tornando um marco na carreira do compositor carioca, radicado em Brasília desde 1973.

Os dois países, portanto, não poderiam estar de fora da turnê internacional comemorativa dos 70 anos do maestro, para a qual ele embarca amanhã e que inclui, também, Viena, na Áustria. Antunes, acompanhado pelo Grupo Experimental de Música Nova do Brasil (Gemumb), apresentará composições mais recentes de sua obra, como Rituel violet, Violinia sideral, Miró escuchó Miró e Polimaxixenia sideral. Em 2012, há mais a se celebrar do que apenas a data redonda completada em 23 de abril (;Dia de São Jorge;, enfatiza): o maestro inteira 50 anos de carreira profissional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação