Agência France-Presse
postado em 09/08/2011 16:36
Washington - Uma nova pesquisa sobre dez meteoritos ricos em carbono mostra que eles contêm alguns elementos básicos de DNA, confirmando a hipótese segundo a qual a vida na Terra poderia ter vindo do espaço.Cientistas haviam detectado elementos de DNA em meteoritos desde os anos 60, mas não tinham certeza sobre se sua criação ocorrera no espaço ou resultava de uma contaminação, ao contato com a vida na Terra.
Este último estudo, presente na mais recente edição dos Anais da Academia Americana de Ciências (PNAS) de 8 a 12 de agosto, comprova que nucleobases, os elementos constitutivos do DNA, chegaram realmente à Terra em meteoritos, em grande quantidade e diversidade.
Esta última descoberta aumenta o número crescente de indicações, segundo as quais as reações químicas no interior dos meteoritos e nos cometas podem produzir elementos essenciais de moléculas biológicas, destacam os autores.
Pesquisadores haviam, anteriormente, encontrado aminoácidos em amostras de elementos provenientes do cometa Wild 2, como parte da missão Stardust, da Nasa. Os aminoácidos são indispensáveis à produção de proteínas, a molécula da vida.
Para esta última pesquisa, os cientistas analisaram amostras de 12 meteoritos ricos em carbono, nove deles encontrados na Antártica. Também encontraram adenina e guanina, nucleobases do DNA.
Os cientistas descobriram, em dois desses meteoritos, restos de três moléculas ligadas a "nucleobases análogas", o que nunca antes havia acontecido.
Essas últimas aportam a primeira prova de que esses elementos constatados em dois meteoritos provêm mesmo do espaço e não de uma contaminação terrestre.
Com efeito, nenhuma dessas nucleobases análogas foi detectada em amostras de gelo e de solo coletadas perto da zona de impacto dos meteoritos portadores.