postado em 10/04/2015 07:52
Grande parte das garotas sonha, desde pequena, em ter uma festa de 15 anos. Com Carla Costa Santos não é diferente. Natural do Tocantins, há três anos, a adolescente foi diagnosticada com leucemia e se mudou para Brasília para tratar o câncer. No próximo dia 26, ela vai ganhar a tão desejada festa. Como preparativo, Carla posa hoje para uma sessão de fotos do seu álbum de debutante. Para viver esse momento, ela escolheu alongar as madeixas ; um serviço um tanto quanto caro nos salões de beleza da cidade. Mas, graças ao trabalho voluntário de uma cabeleireira, a vontade de Carla foi realizada.
[SAIBAMAIS]A garota chegou ao salão de beleza, na 403 Norte, cheia de expectativas. A cara um pouco fechada também demonstrava, em parte, as dificuldades vividas com a doença. O trabalho de alongar os cabelos ficou por conta de Dorine Campello, 59. A cabeleireira se tornou voluntária há seis anos, fazendo perucas e colocando aplique em pacientes com câncer. ;A primeira peruca que fiz foi a de uma amiga, de quem sempre cuidei os cabelos. Ela teve câncer, perdeu as madeixas e me pediu para fazer uma peruca;, lembra. Depois disso, a amiga se curou, e a mesma estrutura capilar foi repassada para outras seis mulheres. A procura aumentou e a dona do salão virou voluntária da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) ; instituição que dá assistência a crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue.
Leia mais notícias em Cidades
Aos poucos, à medida que os fios eram colocados em Carla, o rosto da garota mudava de feição. O sorriso apareceu quando, finalmente, ela pôde mexer as longas madeixas, na altura da cintura. ;Era assim mesmo que queria. Agora, estou ansiosa para a festa;, vibrou. O novo visual vai se completar ao vestido escolhido pela garota. ;A gente fica mais bonita.; O voluntariado ajuda a amenizar as dificuldades vividas pela adolescente. Ela saiu do Tocantins para se tratar no Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB) e é uma das crianças abrigadas na Casa de Apoio da Abrace.
Onde doar cabelo
Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília: (61) 8180-5125
Associação Brasiliense de Apoio ao Paciente com Câncer (Abac-Luz): (61) 3343-2412
Central de doações da Abrace: (61) 3212-6000
Como ajudar?
Entre em contato com a Central de Doações da Abrace pelo telefone (61) 3212-6000 ou pelo e-mail centraldedoacoes@abrace.com.br. A instituição aceita desde dinheiro a materiais de limpeza e higiene, calçados, roupas de camas, alimentos e até móveis.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.