postado em 14/06/2013 06:08
Sob o sol quente no concreto de Niemeyer, eles começaram a aparecer. Munidos de câmeras fotográficas e com tempo de sobra para admirar as belezas da capital, os turistas tranquilos contrastam com a movimentação intensa da Esplanada dos Ministérios. A projeção do Ministério do Turismo é de que cerca de 15 mil pessoas venham para a cidade assistir à abertura da Copa das Confederações, amanhã. A expectativa da Secretaria de Turismo é de que, a partir de hoje, a quantidade de visitantes na cidade sofra um aumento sensível.
A esperança da advogada Marília Campos de Moura, 29 anos, era de participar da abertura como voluntária nas apresentações de dança. Moradora de Unaí, cidade mineira a 170km de Brasília, ela planejou vir ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha semanalmente para ensaiar, mas os horários marcados impossibilitaram que o plano desse certo. Resignada, decidiu comprar ingressos para assistir à partida com primos e amigos. A jovem garante que torcerá para o time do Brasil, mas, para ela, a ;verdadeira seleção; é a do time que ama: o Atlético Mineiro.
Mesmo tendo família na capital, Marília não conhecia bem os monumentos e decidiu se dar alguns dias de folga para ser turista. Admiradora da história de Juscelino Kubitschek, ela fez questão de conhecer o Memorial JK. Também aproveitou a agradável área verde do Parque da Cidade. ;Acho que Brasília é uma das cidades mais completas do Brasil, em questões de trânsito e de arquitetura. O céu daqui é sem igual, em nenhum outro lugar é assim, que você olha para a frente e vê. Nas outras cidades, só olhando para cima;, comparou a mineira, prestes a entrar na Catedral e fazer uma oração. ;Do lado de fora, essa é uma das igrejas mais bonitas que já vi.;