Maurício nasceu em 1935, em Santa Isabel, São Paulo, mas viveu boa parte da infância em Mogi das Cruzes. Filho de pais amantes das artes, demonstrou interesse e vocação pelos desenhos desde cedo, tendo o apoio da família e de uma professora da escola. Ainda jovem, ilustrou cartazes e foulders para os comerciantes da região que morava.
Buscando realizar o sonho de ser um ilustrador, aos 19 anos mudou-se para a capital paulista.A primeira oportunidade, porém, foi como repórter policial e redator do jornal 'Folha da Manhã'. Mas logo passou a ilustrar as próprias reportagens, o que agradou os leitores do folhetim.
A 'Folha da Manhã', vendo a repercussão das ilustrações entre os leitores, deu aval para que Maurício publicasse tirinhas semanais. Logo então, em 1959, o cartunista deu origem aos personagens Franjinha e o cachorro Bidu.
As ilustrações de Maurício começaram a ser replicadas em diferentes de jornais do país. Não demorou para que fosse contratado pela 'Folha de S. Paulo', onde passou a desenhar para o caderno infantil 'Folhinha'. Logo deu vida a novos personagens, que seriam os amigos de Franjinha: o Cebolinha e o Cascão, que foram amados pelas crianças desde o início.
Inspirado na própria filha, Maurício deu origem a mais uma personagem para a turminha, a nossa querida Mônica. A primeira aparição, em 1963, já conquistou o carinho do público.
Depois de muitas tirinhas, em maio de 1970 chegou às bancas de jornais e revistas o primeiro gibi de 'Mônica e a sua turma'. O gibi contava com a presença de todos os personagens já criados por Maurício de Sousa. A turminha conquistou o coração das crianças, com suas histórias divertidas e educativas.
Em 2023, Maurício se candidatou para uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL). Na carta que escreveu para a candidatura, defendeu que com a criação da Turma da Mônica, as crianças foram estimuladas à leitura dos quadrinhos e a se alfabetizarem até antes da escola. Mas a vitória não veio, perdendo para o filólogo Ricardo Cavaleiri. Se vencesse, Maurício seria primeiro representante das HQs na instituição.
A candidatura de Maurício para a ABL recebeu apoio dos amantes de gibis, com o argumento de que aprenderam a gostar de ler com as histórias de Mônica e seus amigos.
Aos 88 anos de idade, Maurício de Sousa continua conquistando novos fãs e levando A Turma da Mônica para novas gerações.