Fake News

Michelle Bolsonaro compartilha fake news sobre Dino indicar uso de cloroquina

Ex-primeira dama usou vídeo do começo da pandemia, em maio de 2020, quando o então governador do Maranhão citou o uso da cloroquina

Raphael Felice
postado em 03/03/2023 22:37 / atualizado em 03/03/2023 22:42
 (crédito: Sergio Lima/AFP)
(crédito: Sergio Lima/AFP)

A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL) compartilhou, na noite desta sexta-feira (3/3), um vídeo de 2020 onde então governador do Maranhão, hoje ministro da Justiça, Flávio Dino, cita a cloroquina como uma possibilidade para combater a covid-19. Nesta sexta-feira, Michelle também foi envolvida em polêmica por conta de R$ 16,5 milhões em joias retidas pela Receita.

Michelle compartilhou o vídeo do perfil de um cantor bolsonarista. "Depois de deixarem morrer milhões pelo não uso (da cloroquina) agora já pode usar remédios preventivos", diz a legenda da postagem. "Antes não podia", comentou Michelle.

 

michelle bolsonaro divulga fake news
michelle bolsonaro divulga fake news (foto: reprodução)

No entanto, diferente do insinuado pelo bolsonarista, a fala de Flávio Dino não é recente. A entrevista foi concedida em maio de 2020, para um telejornal do estado do Maranhão. Na época, ainda havia dúvidas sobre a eficácia da hidroxicloroquina para combater a covid-19 e a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não havia descartado o uso do medicamento.

Posição de agências

O uso de substâncias como cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina — contidos no chamado kit covid — não são recomendadas pela OMS, pela Anvisa e também são condenadas por entidades como a FDA e a Agência Europeia de Medicamentos. Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito da pandemia, o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, se posicionou contra o uso das substâncias.

“A minha posição sobre tratamento precoce da doença não contempla essa medicação, por exemplo, e sim a testagem, o diagnóstico precoce e, obviamente, a observação de todos os sintomas que a pessoa pode ter e tratá-los”, disse Torres na oitiva. 

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE