O que é
O Holofote é o primeiro núcleo de checagem de fatos do Distrito Federal. Foi criado pelo Correio Braziliense a partir da necessidade de verificar informações e dados de origem duvidosa em circulação nas redes sociais. Seguindo tendência internacional no jornalismo, na qual veículos de comunicação conceituados investem em estruturas de comprovação e investigação de notícias falsas, esse tipo de trabalho tem como consequência direta o reforço da credibilidade das empresas jornalísticas.
Dessa forma, a proliferação das chamadas fake news, disseminando-se mundialmente e influenciando negativamente as mais variadas áreas, como política, economia, cidades, ciência, saúde e direitos humanos, exige atenção, reforçando o principal valor de um jornal: a credibilidade. É a partir desse conceito que a independência e a seriedade de uma empresa de comunicação passa a ser construída.
Em uma época em que notícias falsas, em diversos níveis, chegam a todos, a responsabilidade do jornal de chegar mais perto da verdade aumenta de forma considerável. No caso do Correio Braziliense, pela particularidade de existir dentro dos núcleos políticos e econômicos nacionais, essa responsabilidade se faz ainda maior.
O Correio carrega consigo o papel de informar, primeiro, pessoas como o presidente da República, os mandatários dos outros poderes, embaixadores e servidores públicos que comandam o país. Dessa forma, a existência de um núcleo de checagem de notícias faz crescer o valor do jornal, em qualquer meio, na medida em que carrega a credibilidade e a verdade para todos esses tomadores de decisões. Essa é a missão do Holofote Núcleo de Checagem.