DOAÇÃO DE SANGUE

Hemocentro opera com estoque abaixo da média ideal para atender população

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) reforça apelo à população para doar sangue e manter estoque regular, que hoje opera em apenas 41% do considerado ideal. Os tipos sanguíneos O negativo e A negativo são considerados prioritários no momento.

 11/01/2024 Crédito: Kayo Magalhães/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Fundação Hemocentro de Brasília. -  (crédito:  Kayo Magalhães/CB/D.A Press)
11/01/2024 Crédito: Kayo Magalhães/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Fundação Hemocentro de Brasília. - (crédito: Kayo Magalhães/CB/D.A Press)

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) reforça o apelo para que a população contribua com a doação de sangue. A instituição está operando com 41% do estoque considerado ideal para atender toda a rede pública do Distrito Federal, além dos hospitais conveniados. 

Para manter um estoque seguro, o Hemocentro estipulou a meta de 180 doações diariamente. Nos dois primeiros meses do ano, a média ficou estacionada em 161. Depois, em março e abril, a fundação atingiu a média de 180 coletas por dia.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, entretanto, deve consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

O agendamento é simples. Basta acessar o site Agenda DF ou ligar no telefone 160, opção 2. Neste momento, a fundação tem dado prioridade aos doadores dos tipos sanguíneos O negativo e A negativo, até o dia 20 deste mês. Porém, todos são bem-vindos.

Em caso de dengue, é necessário aguardar 30 dias após o fim dos sintomas para se candidatar à doação de sangue. Para quem teve dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses. Se você teve contato sexual com pessoas que tiveram dengue nos últimos 30 dias, é preciso esperar 30 dias desde a última relação para doar sangue.

Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue. Quem teve covid-19 deve aguardar dez dias após o fim dos sintomas, desde que esteja sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame.

*Com informações da Agência Brasília

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 08/05/2024 18:26
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação