postado em 02/10/2016 19:45
João Doria (PSDB) foi eleito, em primeiro turno, prefeito de São Paulo. O candidato tucano obteve 53,4% dos votos válidos, deixando para trás, em segundo lugar com 16% dos votos, o candidato Fernando Haddad (PT), atual prefeito da capital paulista. Celso Russomano (PRB) ficou com 13% dos votos contabilizados. Até a publicação desta reportagem, 95,47% dos votos válidos haviam apurados.
João Doria
O empresário João Doria disputou o primeiro cargo eletivo. Doria tem 58 anos e é formado em jornalismo e publicidade. Foi apresentador de televisão, com programas na TV Bandeirantes, Manchete e Rede TV. Empresário, tem um grupo de marketing que promove eventos e iniciativas culturais e publicações.
Em 2003, o agora prefeito de São Paulo fundou o Grupo de Líderes Empresariais (Lide), entidade com 1,7 mil empresas filiadas. Foi secretário de Turismo da capital paulista, na gestão do então prefeito Mário Covas, e presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) no governo do presidente José Sarney.
Em entrevista à TV Brasil, em parceria com o jornal El País, o candidato do PSDB disse que uma de suas principais propostas é a contratação emergencial de hospitais particulares para oferecer exames à população. Segundo Dória, a intenção é que ação, prevista para durar um ano, reduza consideravelmente o tempo de espera por atendimento.