Fernando Jordão - Especial para o Correio
postado em 18/04/2016 00:40
Apenas três estados votaram majoritariamente pela não aceitação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Os deputados contrários ao impedimento foram maioria nas bancadas do Amapá, Ceará e Bahia. A votação aconteceu neste domingo (17) e terminou com vitória dos opositores à petista.No estado da região Norte, três parlamentares votaram pelo sim, contra quatro que optaram pelo não. Houve ainda uma abstenção, por parte do deputado Vinicius Gurgel (PR).
No Ceará, o placar foi de 11 para o não e nove para o sim. Uma deputada se absteve ; Gorete Pereira (PR) ; e outro ; Aníbal Gomes (PMDB) ; não pode comparecer à sessão. De acordo com o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), Gomes foi submetido a uma cirurgia e, por isso, não pôde estar presente.
Já a bancada baiana teve 22 votos contrários ao afastamento da presidente e 15 favoráveis. Dois deputados do Partido Progressista (PP) optaram por não votar: Cacá Leão e Mário Negromonte Jr.
Os estados do Acre e Piauí registraram empate. No primeiro, o placar foi de 4 x 4, enquanto no segundo foi de 5 x 5. Amazonas e Rondônia foram as únicas bancadas com 100% dos votos favoráveis ao impeachment.