postado em 04/03/2016 09:19
Dezenas de manifestantes pró e contra o ex-presidente Lula protestam, na manhã desta sexta-feira (4/3), em frente a residência dele em São Bernardo do Campo, no inteiror de São Paulo. Muitos dos manifestante gritam palavras de ordem, e carros que passam buzinam como protesto, gerando muito tumulto.Dezenas de policiais acompanham as manifestações. Os protestos também se concentram no Aeroporto de Congonhas, onde o ex-presidente Lula deve prestar depoimento à PF.
[SAIBAMAIS]Pouco mais cedo um fotográfo ficou ferido na confusão, gerando mais tumulto e agressões.
O clima de tensão que se instalou na frente da casa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, já fez a Polícia agir em vários momentos para interromper e evitar confrontos usando, inclusive, spray de pimenta. Por volta das 9h45, manifestantes pró e contra Lula entraram em confronto na porta do prédio. A polícia interveio e separou os grupos.
Desde o início da manhã desta sexta-feira, dia 4, apoiadores do ex-presidente estão na Avenida Francisco Prestes Maia para mostrar apoio a Lula, que hoje é alvo de operação da Lava Jato.
O acesso ao local está parcialmente bloqueado, mas a tensão aumenta cada vez que um morador ou transeunte que passa no local grita palavras de ordem contra Lula ou o PT.
"Vim apoiar o presidente porque há uma tentativa de impedir que ele seja presidente me 2018", disse Moisés Selerges, 50 anos, funcionário da Mercedes Benz e filiado ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. Segundo ele, a mobilização dos apoiadores foi feita pelo sindicato, que telefonou para casa dos manifestantes.
A Polícia Federal (PF) deflagrou a 24; fase da Operação Lava-Jato, apelidada de Aletheia, na qual cumpre mandado de condução coercitiva contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando o investigado é levado a prestar depoimento de maneira forçada.
O petista ainda é alvo de mandados de busca e apreensão em sua casa, em São Bernardo do Campo (SP) e no Instituto Lula, em São Paulo. Agentes também cumprem mandados na casa do filho de Lula, Fabio Luiz Lula da Silva. Um mandado de condução coercitiva também é cumprido contra o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto.
Com informações da Agência Estado