postado em 30/04/2014 16:23
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, determinou nesta quarta-feira (30/4) que o ex-deputado José Genoino (PT-SP) seja transferido imediatamente de casa para o Complexo Penitenciário da Papuda. Condenado no julgamento do mensalão, ele cumpre prisão domiciliar desde novembro, por autorização do próprio ministro do STF. Agora, deverá ser levado no prazo de 24 horas para a Papuda, onde chegou a ficar detido por menos de uma semana.
[SAIBAMAIS];Determino o imediato retorno do apenado ao sistema prisional do Distrito Federal, onde deverá cumpria sua pena;, destaca a decisão de Barbosa.
Em novembro, Genoino foi beneficiado com a possibilidade de ficar preso em casa, depois de ter passado mal na Papuda. Cardiopata, ele passou por uma cirurgia cardíaca em julho do ano passado. No entanto, Barbosa determinou no mês passado a realização de uma nova perícia médica para avaliar o estado de saúde do petista.
Na última segunda-feira, o laudo da perícia realizada por quatro médicos da Universidade de Brasília (UnB) apontou que o quadro clínico de Genoino está "plenamente estabilizado" e não é grave. Com base nisso, Joaquim Barbosa determinou que ele seja transferido para a cadeia. Ele cumprirá pena de 4 anos e 8 meses em regime semiaberto. Depois poderá pedir o direito de trabalhar fora do presídio.