Cerca de 150 pessoas que protestavam contra o aumento salarial parlamentar em frente ao Congresso Nacional dirigiram-se por volta das 13h, desta terça-feira (1;/2), ao Ministério do Trabalho e Emprego, na Esplanada dos Ministérios. Houve correria e os manifestantes entraram no prédio.
O protesto começou por volta das 10h e passou pela Rodoviária do Plano Piloto e Congresso Nacional. A estratégia dos manifestantes despistou a Polícia Militar, que acompanhava os protestos. Ao chegar ao Ministério do Trabalho, os 150 manifestantes não encontraram resistência dos cerca de três policiais que faziam a segurança do local e conseguiram entrar.
De acordo com Jonatas Moreth, estudante de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB), a pauta das manifestações é a revogação do aumento salarial dos parlamentares e o reajuste do salário mínimo, que ficou abaixo da inflação.
Leandro Lobo, representante do Centro Acadêmico de Ciência Política da UnB, disse que os manifestantes ficarão no edifício até serem recebidos pelo Ministro Carlos Lupi, a quem pretendem entregar uma carta com as reivindicações.
Entenda
Os parlamentares aprovaram, em dezembro do ano passado, projeto de lei que reajusta os salários dos deputados, senadores, ministros, do vice-presidente e presidente da República para R$ 26,7 mil.