postado em 18/10/2014 21:13
A senadora e ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT-PR) teria recebido R$ 1 milhão desviados da Petrobras. A denúncia foi feita por Paulo Roberto Costa, ex-diretor da estatal e um dos operadores do esquema de corrupção na empresa, desbaratado pela Operação Lava-Jato, da Polícia Federal.
[SAIBAMAIS]Segundo Costa contou ao Ministério Público Federal, o dinheiro foi repassado à Gleisi pelo doleiro Alberto Youssef, preso pela Lava-Jato. Os recursos teriam sido utilizados na campanha da petista ao Senado Federal, em 2010.
A informação está na edição deste domingo (19/10) de O Estado de S. Paulo, disponível on-line desde a noite do sábado. Ainda segundo o jornal paulista, Costa teria dito às autoridades que possui anotações da transferência em uma agenda já apreendida pela Polícia Federal.
Preso pela Operação Lava Jato, o ex-diretor da Petrobras fez um acordo de delação premiada com a Justiça, e poderá ter a pena reduzida caso as informações que concordou em prestar sejam comprovadas. Graças ao acordo, ele já cumpre a pena em casa.
Eleita para o Senado em 2010, Gleisi foi ministra da Casa Civil durante boa parte do governo Dilma. Deixou a pasta para concorrer ao governo do Paraná. Acabou derrotada ainda no primeiro turno, ficando em terceiro lugar, com 14,87% dos votos válidos.